O que é Efeito Adesão e como funciona

Efeito Adesão

O que é Efeito Adesão. Significado, conceito, para que serve e como funciona.

O que é Efeito Adesão?

O Efeito Adesão e também conhecido por Efeito de Bandwagon, é um termo utilizado para definir o fato das pessoas tomarem decisões amparadas pela maioria.

Quando várias pessoas resolvem tomar determinada atitude, aqueles que estão envolta, geralmente costumam tomar a mesma atitude.

Inclusive quando não se tem certeza sobre o fato que está ocorrendo, aqueles que possuem dúvida, vão observar a maioria e assim se guiar por aquilo que é feito.

Em teoria, o Efeito Adesão é uma resposta irracional humana e de grande parte dos animais, quando existe algo de estranho ou incompreensível ocorrendo.

Quando não se compreende bem o que está acontecendo e existe uma agitação, na maioria das vezes nós, humanos, optamos por tomar a mesma atitude da maioria.

Banner will be placed here

Efeito Adesão na Prática

Os animais como as zebras são alvos dos leões e outros predadores. Quando várias zebras estão correndo para uma direção da savana, aquelas zebras que estão paradas, geralmente tomam a mesma atitude de correr na mesma direção do que as demais.

Isso acontece basicamente por instinto de sobrevivência. Em uma situação de risco, onde existem pessoas correndo para alguma direção, mesmo que você não esteja reconhecendo o perigo, geralmente você também vai seguir as demais pessoas que estão correndo.

O Efeito Adesão é algo instintivo. Além dos exemplos citados existem outras formas de reconhecer o Efeito Adesão.

Quando nós estamos prestes a comprar uma televisão nova, nós geralmente questionamos aquelas pessoas que possuem determinada TV, ou procuramos informações sobre o equipamento na internet, por exemplo.

O Efeito Adesão também está aí. O fato de ter dúvida sobre algo específico, nos empurra a questionar outras pessoas e procurar mais sobre determinado equipamento.

Sendo que às vezes, quando analisado com outras pessoas que compraram a mesma TV, nós tomamos atitudes similares às outras pessoas, como comprar determinado equipamento de som, ou DVD para compor a TV.

Efeito Adesão e os investimentos

No mundo dos investimentos, o Efeito Adesão também acontece.

Não é estranho ver uma empresa ganhar repercussão no noticiário, ou em algum site especializados em investimentos e dali, iniciar uma procura por tais ações de determinada empresa.

Aqueles que acompanham enxergam no investimento uma oportunidade de ganhos e rapidamente tentam aplicar algum recurso na ação, ou no investimento em si.

Essa prática é totalmente equivocada, uma vez que nem sempre o investimento dá certo. Por mais que haja uma sensação de estar fazendo a coisa certa, o investimento por Efeito Adesão deve ser ponderado.

O investidor precisa sempre avaliar os fundamentos e de acordo com os fundamentos verificar se o investimento faz sentido.

O Efeito Adesão é uma prática instintiva e não racional, por isso deve ser ponderada, ainda mais quando tratamos de dinheiro.

Desvantagens do Efeito Adesão

Para coisas que exigem estratégia e racionalidade, o Efeito Adesão não é uma boa prática. Aliás, o Efeito Adesão trará uma tendência de provocar mais erros do que acertos.

Observando isso, o investidor precisa ficar de olho no que está ocorrendo e no que está prestes a fazer.

Quando lidamos com situações de vida ou morte, a dificuldade de raciocinar é complexa e o Efeito Adesão pode tomar conta facilmente.

Mas quando isso acontecer com situações que envolvem o consumo e os investimentos, é preciso parar um pouco e pensar melhor sobre a situação antes de tomar qualquer atitude.

Por exemplo, por vezes o Efeito Adesão acontece no consumo, quando alguma marca ou produto acaba sendo consumido por todos sem que haja uma razão específica.

Dependendo dos valores praticados nessa aquisição, a simples compra devido ao Efeito Adesão, pode provocar problemas financeiros e até comprometer a renda de uma pessoa.

Por isso a compra por impulso, ou influenciada pelo Efeito Adesão deve ser avaliada com cuidado.

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE