O ano começou com pessimismo no mercado financeiro. Pressionado por fatores domésticos e externos, o dólar teve a maior alta diária em dois meses. A bolsa de valores caiu, mesmo com a alta nos mercados internacionais.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O dólar comercial encerrou a segunda-feira (3) vendido a R$ 5,663, com alta de R$ 0,087 (+1,56%).

Em termos percentuais, esta foi a maior valorização para um dia desde 21 de outubro, quando a cotação tinha subido 1,9%, em meio ao anúncio da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios.

O pessimismo também se refletiu no mercado de ações. O índice Ibovespa, da B3, fechou o dia aos 103.922 pontos, com recuo de 0,86%.

O indicador chegou a operar em alta durante a manhã, mas não firmou a tendência, na contramão das bolsas norte-americanas, que subiram nesta segunda-feira.

No exterior, o dólar teve um dia de alta global, com a perspectiva de aumento de juros nos Estados Unidos.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Na reunião mais recente, o Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano) informou que pretende aumentar os juros básicos da maior economia do planeta pelo menos três vezes em 2022. Taxas mais altas estimulam a fuga de recursos de países emergentes, como o Brasil.

No mercado doméstico, as expectativas com o aumento de gastos públicos continuaram a influenciar as negociações.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

A sanção da lei que prorroga até o fim de 2023 a desoneração da folha de pagamento para diversos setores da economia sem especificar a fonte de receitas (ou de corte de gastos) para essas medidas foi mal recebida pelos investidores, assim como a ameaça de greve de diversas categorias do serviço público que pressionam por aumentos salariais.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Agência Brasil.