O investidor bilionário Warren Buffett declarou que "a diversificação é a proteção contra a ignorância" e que "não faz sentido se você sabe o que está fazendo". O que ele quis dizer com essa famosa frase?

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A sabedoria convencional determina que a diversificação do portfólio é essencial para o sucesso do investimento a longo prazo. 

Alocar seu dinheiro em diferentes classes de ativos e ações pode reduzir os riscos e até melhorar os retornos.

No entanto, alguns dos grandes investidores, como Warren Buffett, George Soros e William J. O'Neil já falaram e mostraram os benefícios de manter posições concentradas em alguns ativos.

Apenas 4 ações constituem 70% do portfólio de Warren Buffett, por exemplo.

O megainvestidor distribui sabedoria de investimento comprovada ao longo dos anos, mas um dos conselhos que pode causar estranheza e confundir os investidores é sua frase famosa sobre diversificação:

“Diversificação é proteção contra a ignorância e faz pouco sentido se você sabe o que está fazendo.”

Continue a leitura para entender o que Warren Buffett pensa sobre diversificação e sobre o que ele estava falando quando disse isso. Você deve ou não deve diversificar?

Como os Milionários Investem? Baixe Grátis o Livro Digital "Onde Investir R$ 1 milhão".

O que é diversificação?

A diversificação de investimentos é uma estratégia de gerenciamento de risco que consiste em alocar o dinheiro em diferentes tipos, classes ou setores de ativos financeiros para reduzir os riscos e mitigar as perdas.

A ideia por trás disso é que os ganhos positivos gerados por um investimento podem compensar quaisquer perdas geradas por outro investimento. 

Ao investir em ativos não correlacionados ou que tenham correlação relativamente baixa, pode-se reduzir a volatilidade do seu portfólio.

É o velho conceito de não colocar todos os ovos na mesma cesta.

Você pode fazer isso por meio da alocação de ativos entre mercados, investindo em renda fixa, renda variável, imóveis, criptomoedas.

Diversificando suas ações de empresas em diferentes setores, em fundos de investimentos, ETFs.

Outra maneira de diversificar ainda mais é olhar além de suas fronteiras e investir parte do patrimônio no exterior.

A visão de Warren Buffett sobre diversificação

Dizer que "diversificação é proteção contra a ignorância" pode soar negativo, mas acredito que quando Warren Buffett  falou isso, estava se referindo a diversificar apenas por diversificar, sem estar confiante em escolher uma empresa que terá um bom desempenho.

Em sua opinião, estudar um ou dois setores em grande profundidade, aprender seus prós e contras e usar esse conhecimento para lucrar com esses setores é mais inteligente do que espalhar um portfólio por uma ampla gama de setores. 

Na reunião anual de acionistas da Berkshire Hathaway de 1996, Buffett declarou que a diversificação é uma "proteção contra a ignorância", acrescentando que qualquer investidor que sabe o que está fazendo não deve sentir necessidade de diversificar, porque:

“Se você sabe como analisar negócios e avaliar negócios, é loucura possuir 50 ou 40 ações ou 30 ações, provavelmente, porque não existem muitos negócios maravilhosos que sejam compreensíveis para um único ser humano, com toda a probabilidade.

E ter um negócio maravilhoso e depois colocar dinheiro no número 30 ou 35 em sua lista de atrativos e renunciar a colocar mais dinheiro no número um, simplesmente parece uma loucura para Charlie e para mim.

E é uma prática convencional, e pode - você sabe, se tudo o que você precisa alcançar é a média, isso pode preservar seu trabalho. Mas é uma confissão, em nossa opinião, que você realmente não entende os negócios que possui. "

Buffett construiu sua fortuna investindo apenas no que conhece e assumindo posições concentradas em ações nas quais ele tinha mais confiança.

Ele usou seu conhecimento para analisar e escolher bem seus investimentos, os quais permaneceram, muitos ainda permanecem, por um longo período de tempo.

Toda estratégia de investimento deve ser construída em torno do princípio de redução de risco, e uma das maneiras mais fáceis de minimizar o risco é com pesquisa.

O problema da diversificação, na visão de Buffett e de investidores como ele, é que, embora o risco seja mitigado por ganhos em outro setor, compensando as perdas, o contrário também é verdadeiro.

As perdas do setor compensam os ganhos do setor e reduzem os retornos.

Ou seja, o investidor que sabe o que está fazendo pode obter um retorno muito maior ao investir mais em determinado setor ou ação do que simplesmente investir menos para diversificar mais.

Qual Ação Comprar Hoje? Veja a Melhor Ação de Dividendos e Valorização.

Diversifique, mas não em excesso

A diversificação de investimentos envolve muito mais do que simplesmente comprar diversas ações sem entender como a empresa funciona e se é um bom negócio.

Existem alguns mitos sobre a diversificação que devemos acabar.

Quando se tem um excesso de ativos no portfólio fica mais difícil se manter atualizado e acompanhar o que acontece.

Assim, quanto mais ações você possui, mais lento você pode ser para reagir.

O maior argumento para a diversificação é a proteção contra o risco, mas é preciso comprar ações em setores não correlacionados. 

Assim, caso um setor sofra, o outro pode compensar as perdas ao cair menor ou até ganhar.

Por exemplo, você pode comprar um estoque de tecnologia e equilibrar isso com algumas empresas de produtos básicos de consumo para contrabalançar um setor de maior risco com um mais defensivo. 

Porém, selecionar ações para uma carteira requer muita análise fundamentalista e atenção para escolher boas empresas as quais você confia que continuarão dando bons resultados no longo prazo.

Assim, quando fatores macroeconômicos, como um mercado em baixa ou uma recessão, fizerem com que todo o mercado caia, você pode comprar mais ações a preços descontados para ganhar ainda mais quando o mercado se recuperar.

Buffett adora quando o mercado cai, pois pode comprar mais ações das empresas que ama a preços mais baratos. 

Obviamente, esse método de investimento não é para o perfil de investidor.  Para descobrir o seu, faça o teste online.

Top #1 da Bolsa? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Diversificar vale a pena?

Sim, vale a pena diversificar seu portfólio, já que esta é uma maneira comprovada para gerenciar riscos e mitigar perdas.

Dessa forma, à medida que um setor ou classe de investimento diminui, essas perdas devem ser neutralizadas pelos ganhos de outro. 

Mas, como Warren Buffett aponta em sua famosa citação, você não se beneficiará com essa estratégia se não souber o que está fazendo. 

Fazer sua lição de casa antes de começar a investir o ajudará a obter o retorno que busca.

Melhor Ação de Dividendos: Receba Renda Extra de Dividendos

Como os Milionários Investem? Baixe Grátis o Livro Digital "Onde Investir R$ 1 milhão".

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.