A Cielo (CIEL3) vai começar a usar o reconhecimento facial nas compras presenciais feitas com cartões de crédito, à medida que a maior empresa de meios eletrônicos de pagamentos expande os canais para transações sem contato, que têm crescido rápido diante da pandemia da Covid-19.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A solução, em parceria com a startup catarinense Payface, começa em fase piloto em uma unidade da Drogaria Iguatemi, em um shopping da capital paulista, na quinta-feira (18), sendo depois estendida para outras lojas da rede em São Paulo e em Curitiba.

"Depois, planejamos estender o uso para outras grandes redes de drogarias", disse nesta quarta-feira o presidente-executivo da Cielo, Paulo Caffarelli. "Quem sabe, no futuro, para supermercados."

Para usar essa tecnologia, o consumidor deve fazer uma cadastro prévio de seu rosto e do seu cartão de crédito no aplicativo Payface. A solução dispensa a necessidade de dispositivos extras, dado que pode ser acionada apenas com o uso de um smartphone.

Segundo as empresas parceiras, a tecnologia não pode ser fraudada com fotos dos usuários, que podem ser reconhecidos mesmo que estejam usando máscara de proteção.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

O anúncio ocorre no momento em que a pandemia de Covid-19 tem elevado rapidamente a procura por meios de pagamento sem contato.

Segundo a Cielo, cerca de 18% dos 6,2 bilhões de transações processadas pela empresa em 2020, usaram tecnologias sem contato, como QR Code e NFC.

Resultado da Cielo no Quarto Trimestre de 2020

O resultado da Cielo (CIEL3) no quarto trimestre de 2020 (4t20), divulgado no dia 26 de janeiro, apresentou um lucro líquido de R$ 298,2 milhões, uma alta de 34,7% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

O Ebitda da Cielo atingiu R$ 768,2 milhões no 4t20, apresentando crescimento de 16,0% na comparação com o 4t19.

A margem Ebitda da Cielo totalizou 25,4% no 4t20, apresentando crescimento de 3,2 pontos percentuais na comparação com o 4t19.

A Margem líquida da Cielo atingiu 9,8% no 4t20, apresentando crescimento de 2,4 pontos percentuais na comparação com o 4t19.

As ações da Cielo (CIEL3) acumulam queda de 12,65% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 48,37% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte; Reuters.