O que é Call Spread

Call Spread é uma estratégia utilizada no mercado de opções na qual o investidor compra e vende simultaneamente opções de compra ou venda com prazo de vencimento e ativo subjacente iguais, mas preços distintos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em outros termos, Call Spread é a combinação entre a posição comprada em uma opção de compra de determinado strike e a venda simultânea de uma opção também de compra do mesmo ativo com strike superior.

Também conhecida no Brasil como trava de alta, a Call Spread pode oferecer oportunidades interessantes para investidores, desde profissionais até iniciantes, ao otimizar o potencial das operações com opções.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona Call Spread

A Call Spread é uma estratégia adotada por investidores no Mercado de Opções.

As opções são contratos que dão o direito de negociar determinado ativo, denominado ativo subjacente, por um preço estabelecido, até um prazo particular. Tudo isso é definido no contrato.

Esse ativo subjacente pode ser de diversos tipos, como ações, moedas, commodities e outros. O importante é que ele esteja definido no contrato e com um preço estipulado.

O lugar da Bolsa de Valores em que as opções são negociadas é chamado de mercado de opções, no qual constam dois tipos de opções: as de compra, ou call, e as de venda, ou put.

Um investidor que adquire uma call terá o direito de comprar o ativo definido, enquanto um investidor que adquire uma put terá o direito de vender o ativo a ela atrelado.

No caso de uma Call Spread, o investidor adquire uma opção de compra com um preço de exercício mais alto do que o atual, devendo simultaneamente comprar e vender uma opção call com a mesma data.

Ao final do processo, ele receberá um prêmio suficiente para cobrir uma parte dos custos e ainda irá lucrar com a diferença entre os preços de exercício das opções que comprou e vendeu.

Na pior das hipóteses, sua perda será limitada ao prêmio que ele pagou pelas opções, ou seja, sua perda máxima se limita ao prêmio, um procedimento com possíveis retornos positivos.

Retornos de Call Spread

Vale mencionar como funciona uma Call Spread em termos mais técnicos, a fim de tornar mais simples os possíveis retornos.

Em síntese, ela envolve a compra de uma opção in the money e a venda de uma opção out of the money, ambas com a mesma data.

In the money (ITM), out of the money (OTM) e at the money (ATM) são termos comuns das opções, pois exemplificam as situações dos preços de exercício em comparação com a cotação do ativo.

Em uma opção de compra, a ITM designa que o ativo-objeto está sendo negociado por um preço mais elevado do que o preço de exercício da opção.

OTM, por outro lado, mas ainda em opção de compra, o ativo-objeto está sendo negociado por um preço abaixo do valor de exercício.

Dessa maneira, os possíveis retornos de uma Call Spread irão variar conforme o valor da ação no mercado e na data de vencimento.

Se o preço da ação estiver acima do preço do exercício, o retorno da operação será o máximo possível. Por outro lado, com o preço da ação abaixo do preço de exercício, o prejuízo será o máximo.

Contudo, vale ressaltar que o prejuízo máximo da operação nada mais é que o custo de montagem. Dessa maneira, uma das vantagens dessa operação é justamente um limite de perdas conhecidas.

Desvantagens Call Spread

Mas não são somente as perdas que estão limitadas, pois os ganhos também são conhecidos de antemão, o que pode ser um problema para investidores que desejam retornos vultosos.

Além disso, por ser uma operação do mercado de opções, é comum que a Call Spread seja considerada de risco considerável, pois esse mercado é conhecido por seu alto risco.