A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições o ato de concentração entre o Itaú Unibanco (ITUB4) e AES Brasil (AESB3).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O despacho pela aprovação está publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 29.

A operação, segundo parecer do Cade, consiste na aquisição pelo Itaú Unibanco de ações preferenciais representativas de até 19,9% do capital social total da Guaimbê, empresa integralmente detida pela AES Brasil.

"O Conglomerado Itaú Unibanco passará a ter participação minoritária na Empresa-Alvo e, consequentemente, em suas controladas, mas que permanecerão sob o controle da AES Brasil", diz o parecer.

O valor da operação não foi informado. A justificativa apresentada para a operação é que, para o conglomerado Itaú Unibanco, a aquisição representa uma boa oportunidade para ampliação de seus investimentos em projetos de energia elétrica.

Já para o Grupo AES, "a operação representa um aporte de capital que contribuirá para o desenvolvimento e consolidação de novos projetos de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, em desenvolvimento pelo Grupo AES".

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Resultado da Itaú Unibanco no Quarto Trimestre de 2020

O resultado do Itaú Unibanco (ITUB4) no quarto trimestre de 2020 (4t20), divulgado no dia 01 de fevereiro, apresentou um lucro líquido de R$ 5,4 bilhões, queda de -26,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O retorno recorrente sobre o patrimônio líquido médio consolidado do Banco Itaú totalizou 16,1% no 4t20, apresentando retração de -7,6 pontos percentuais na comparação com o 4t19.

O índice de basiléia do Banco Itaú em dezembro de 2020, totalizou 14,5%, apresentando elevação de 0,8 ponto percentual na comparação com setembro de 2020.

As ações do Itaú (ITUB4) acumulam queda de 0,88% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 16,94% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Estadão Conteúdo.