O bilionário Bill Gates está de volta com sua última lista de recomendações de leitura, desta vez, com cinco novos títulos para a temporada de verão no hemisfério Norte. 

E, como o cofundador da Microsoft (MSTF34) admite em um post em seu blog Gates Notes, a lista deste ano parece “bastante pesada para leitura de férias”.

“Há livros aqui sobre igualdade de gênero, polarização política, mudança climática e a dura verdade de que a vida nunca é como os jovens pensam que será”, escreve Gates, de 66 anos. “Não soa exatamente como o material das leituras de praia.”

Mas isso não significa que eles sejam difíceis de ler, ele observa. 

Do colunista do New York Times Ezra Klein ao escritor de ficção científica Kim Stanley Robinson, Gates escreve que os autores de suas últimas escolhas são todos “capazes de pegar um assunto carnudo e torná-lo atraente sem sacrificar qualquer complexidade”.

Aqui está sua lista de cinco “ótimos livros para as férias de 2022”: 

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso.

‘O poder’, de Naomi Alderman

Gates escreve que “O Poder”, uma obra de ficção científica de 2016 da romancista britânica Naomi Alderman, foi originalmente recomendada a ele por sua filha mais velha, Jennifer.

O livro apresenta um futuro próximo onde as mulheres desenvolvem o estranho poder de emitir choques elétricos mortais de suas mãos. O resultado é as mulheres se tornando o sexo dominante e formando um matriarcado.

A obra aborda temas de igualdade de gênero e papéis de gênero, ganhou elogios da crítica quando foi lançado, inclusive do The New York Times e do ex-presidente Barack Obama.

“Lendo ‘O Poder’, ganhei uma sensação mais forte e visceral do abuso e da injustiça que muitas mulheres vivenciam hoje”, escreve Gates. “E ampliei meu apreço pelas pessoas que trabalham com essas questões nos EUA e em todo o mundo.”

‘Por que estamos polarizados’, de Ezra Klein

Gates tenta permanecer “geralmente otimista” sobre o futuro, escreve ele, mas a polarização política nos EUA é “a única coisa que enfraquece minha perspectiva”. 

Esse mesmo tópico é o tema de “Why We’re Polarized”, escrito por Klein, analista político e cofundador da Vox, ainda sem versão em português.

O livro de Klein aborda as divisões políticas da América a partir de uma perspectiva psicológica, argumentando que os grupos com os quais as pessoas se identificam, incluindo partidos políticos, desempenham um papel descomunal na forma como tomam decisões e veem o mundo.

“Se você quer entender o que está acontecendo com a política nos Estados Unidos agora, este é o livro a ser escolhido”, escreve Gates.

‘The Lincoln Highway: A Novel’, de Love Towles

O romancista americano Amor Towles está rapidamente se tornando um item básico nas listas de leitura de Gates.

O bilionário já havia incluído o best-seller de Towles “Um Cavalheiro em Moscou” em sua lista de verão de 2019 e agora escreve que gostou quase tanto de “The Lincoln Highway”.

Publicado no ano passado e ainda sem versão em português, o último trabalho de Towles é um romance de aventura ambientado em 1954.

O livro conta a história da jornada de um adolescente pelo país com seu irmão mais novo, que é desviada por um par de acompanhantes da história do protagonista em uma obra fazenda para menores infratores.

“Towles se inspira nas jornadas de heróis famosos e parece estar dizendo que nossas jornadas pessoais nunca são tão lineares ou previsíveis quanto esperamos”, escreve Gates.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso.

‘O Ministério para o Futuro’, de Kim Stanley Robinson

The Ministry for the Future” é um romance de ficção científica publicado em 2020, ainda sem versão em português.

Ele se passa em um futuro próximo e segue uma organização global fictícia que lidera vários esforços para combater as Alterações Climáticas.

O próprio Gates é um ativista declarado das mudanças climáticas e escreveu seu próprio livro "Como evitar um desastre climático: As soluções que temos e as inovações necessárias" no ano passado. 

Notavelmente, ele escreve que o romance de Robinson oferece “muitas ideias intrigantes” enquanto explica efetivamente a ciência por trás das mudanças climáticas e trabalha para “um final surpreendentemente esperançoso”.

‘Como o mundo realmente funciona’, de Vaclac Smil

Gates não deixa de elogiar “How the World Really Works" (Como o mundo realmente funciona: a ciência por trás de como chegamos aqui e para onde estamos indo), ainda sem versão em português, chamando-o de “outra obra-prima de um dos meus autores favoritos”.

O livro é o mais recente trabalho de Vaclav Smil, professor tcheco-canadense emérito de ciências ambientais da Universidade de Manitoba. 

Em 2017, Gates escreveu que havia lido todos os 37 livros publicados de Smil, sobre temas que vão de energia limpa a manufatura e agricultura. 

Gates pretendia “esperar por novos livros de Smil da mesma forma que algumas pessoas esperam pelo próximo filme de Star Wars”, escreveu ele.

Hoje, Gates escreve que a maioria dos livros de Smil são lidos como livros didáticos, mas “este é escrito para um público geral e oferece uma visão geral das principais áreas de sua especialização”. 

Abrange como a energia moldou a história da civilização, das sociedades agrícolas à nossa era moderna e industrial.

Smil “mastigou todos os números” para fornecer “uma educação breve, mas completa no pensamento numérico sobre muitas das forças fundamentais que moldam a vida humana”, escreve Gates.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso.