O que é BIC - Bank International Code

BIC - Bank International Code é um código universal único usado para identificar qualquer instituição bancária do país, e serve para facilitar as transações financeiras.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O BIC - Bank International Code, ou Código Internacional Bancário em português acaba oferecendo uma taxa de retorno garantida para o investidor.

É válido ressaltar que o banco acaba oferecendo esse tipo de negócio aos seus clientes por um período predeterminado, geralmente de um a dez anos.

Apesar desses contratos renderem uma taxa de juros muito baixa, o nível de risco também acaba sendo extremamente baixo, o que acaba se tornando adequado para investidores conservadores.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Compreendendo o BIC

O código BIC que também é chamado de código SWIFT é um código que acaba permitindo que uma instituição bancária seja identificada internacionalmente.

Esse código não pode ser confundido com o código do banco que é usado nacionalmente e que acaba variando muito de um país para o outro.

O código é composto por cerca de oito a onze caracteres, entre letras e números. E a combinação acaba não sendo aleatória, pois segue uma lógica.

Vale ressaltar que os primeiros quatro caracteres acabam representando a instituição; logo depois, depois representam o país; posteriormente, números e letras que representam a agência bancária.

Em relação à última parte citada, é válido ressaltar que a quantidade de caracteres acaba variando muito de país para país.

Como o BIC foi criado

Acabou sendo criado por meio da norma ISO 9362, o que acaba fazendo dele um código aprovado pela Organização Internacional para Padronização (International Organization for Standardization - ISO).

Essa norma acabou determinando que a SWIFT seja o órgão responsável pelo registro do código. É por este motivo que também é chamado de código SWIFT.

De que forma o BIC é usado

Para exemplificar melhor como o BIC é usado, podemos exemplificar melhor. Coloquemos João como um programador brasileiro que acaba fechando um contrato para trabalhar com Nicholas.

O projeto de ambos acaba chegando ao fim, e é chegada a tão aguardada hora do pagamento. Porém, surge no meio disso um empecilho.

O qual consiste no fato do banco de João não possuir um código nacional cadastrado no país em que se encontra Nicholas, o empregador de João.

Sendo assim, para que seja feita a transferência financeira para a conta corrente de João deve ser  informado a Nicholas o BIC, pois por meio dele que será possível realizar a transferência.

Meios para descobrir o BIC de um banco

Caso um cliente deseje fazer uma transferência internacional e precise descobrir o BIC do banco, a primeira alternativa é entrar em contato com a agência bancária.

Quem usa cheques, pode acabar encontrando o código impresso no talão ou na folha de cheques, e quem não usa pode encontrar no extrato bancário.

Uma outra alternativa existente é a de utilizar base de dados disponíveis na internet.

A TransferWise é uma fintech especializada em transferências internacionais, e conta com uma página onde é possível pesquisar o código de vários bancos e agências.

Para isso, basta informar a cidade, país e nome do banco. A busca acaba retornando uma lista com todas as agências daquele banco na cidade indicada.

Todas as agências possuem um BIC

Um banco pode acabar tendo duas, cinco ou dez agências na mesma cidade. Ao considerarmos o país como um todo, acabamos obtendo milhares de agências bancárias.

Por conta disso, é normal que surjam algumas dúvidas, como por exemplo: todas essas agências possuem um Bank International Code único?

A resposta para essa pergunta é: não. Nem todas as agências acabam tendo um BIC único.

Por conta disso, ao ser realizada uma transferência que acaba envolvendo uma agência que não tem o seu BIC, o procedimento correto acaba sendo utilizar o código da sede do banco.