O que é Beta Hedging

Beta Hedging é uma estratégia que tem por objetivo reduzir o valor do Beta de uma carteira, balanceando os riscos dela por meio de ativos do mercado financeiro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O uso dessa prática no mercado financeiro pode acabar levando a diversificação dos ativos, e essa é justamente a sua principal função.

Essa ferramenta tem por objetivo medir o risco e comportamento dos ativos em relação ao índice de referência, além disso há a necessidade de correlação dos ativos.

Tudo isso pode parecer um pouco técnico, porém será explicado melhor as questões sobre Beta Hedging e o comportamento dos ativos logo no decorrer do artigo.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Entendendo o Beta Hedging

O beta é representado matematicamente pela letra grega de mesmo nome (β) e apresenta ao mercado cálculos com um risco sistêmico.

Além disso, acaba apresentando a relação do comportamento do mercado com diferentes índices de referência.

Nos Estados Unidos, por exemplos, o índice acaba sendo o S&P 500. Porém, no Brasil, o índice acaba sendo o da Ibovespa.

Isso acaba significando, no fim das contas, que quando o índice subir o ativo acaba se movendo de maneira positiva na mesma proporção.

É válido ressaltar que, em muitos casos, o cálculo que o Beta fornece acaba não sendo idêntico ao do índice. Apesar disso, acaba existindo uma relação comportamental positiva ou negativa.

  • Beta positivo: quanto maior o Beta, mais isso acaba significando que ele possui uma maior volatilidade;
  • Beta negativo: se o Beta estiver negativo, isso acaba significando que há uma maior correlação com o índice, e acabará se movendo em outra direção, consequentemente.

Basicamente, em relação ao Beta Hedging, ele acaba se definindo entre Beta positivo e negativo. Porém, há outros pontos que merecem serem destacados.

Aplicando o Beta Hedging

Uma vez que o investidor entenda o conceito de Beta Hedging, é possível focar no que representa essa prática do mercado financeiro.

O objetivo do cálculo envolvendo ele é identificar o real risco que ele representa para a carteira em si, carteira essa que esteja usando ativos que sejam antagônicos no mercado financeiro.

É válido ressaltar que, caso haja ativos com uma alta correlação com o índice financeiro, não há diversificação. Portanto, é recomendado que haja menos ações.

Considerando o que foi dito, é possível reafirmar o que foi dito no começo do artigo que, o Beta Hedging tem por objetivo reduzir o valor do Beta de uma carteira.

Vantagens e desvantagens do Beta Hedging

A aplicação do Beta Hedging traz como benefício para a carteira do investidor, o fato da proteção do risco sistêmico, o que acaba ocorrendo à medida que os ativos se tornam complementares.

Por sua vez, essa característica acaba fazendo com que os ganhos acabem sendo reduzidos exponencialmente por conta disso.

É válido ressaltar, que essa redução, no fim das contas, acaba se aplicando também às perdas em si dos ativos da carteira do investidor.

Por conta disso, acaba se tornando necessário reavaliar os objetivos com os investimentos financeiros para uma tomada de decisão mais sensata.

É importante salientar que o mercado financeiro não é algo estático. Ou seja, sempre haverá uma necessidade de comportamento dos ativos financeiros.

Considerando o que foi dito, a maior vantagem do Hedge acaba sendo a redução do risco de investimento financeiro.

Sendo assim, quando o investidor fizer uma operação financeira em que as variáveis acabam saindo de seu controle, ele acabará obtendo um grande prejuízo financeiro.

Uma desvantagem em relação ao Beta Hedging, é o fato de que toda vez que o risco é reduzido, também acaba sendo reduzida uma potencial recompensa para o investidor.

Uma desvantagem importante é o fato de que nem todos os riscos podem ser cobertos.