O que é Bancário

Bancário é o profissional que trabalha dentro de um banco assumindo funções operacionais, administrativas e também atendendo clientes.

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

O profissional bancário pode ter atribuições bastante diversas, com incentivos e salários também bastante diferentes, que vão depender da instituição e da função que ocupem.

Geralmente, ser um bancário é uma escolha profissional na qual se busca galgar posições dentro da instituição, portanto ter uma boa formação e nutrir um bom networking são fundamentais.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

O que faz o Bancário

Dentro de uma instituição bancária, todos que ali trabalham são denominados de bancário. E isso perpassa os cargos de operador de caixa, atendente, gerente e suas subdivisões.

Na prática, isso significa que um bancário pode ser responsável por:

  • Fechar o caixa do dia;
  • Produzir relatórios internos para a sua agência;
  • Dar a início a abertura de processos burocráticos mais complexos para seus clientes;
  • Atender ao público que vai à agência ou entrar em contato à distância;
  • Sugestão e venda de produtos como consórcio e investimentos.

Vale ressaltar que as funções terceirizadas como as dos funcionários de limpeza ou TI não são atribuições de um bancário.    

Requisitos para ser Bancário

Não existe um curso específico preparatório para se tornar um bancário. O caminho para isto é entrando em contato com o banco desejado e passando em seu processo seletivo.

O processo seletivo que cada banco possui pode divergir de várias formas, sendo alguns mais exigentes e outros menos. Mas tudo também dependerá da vaga ofertada.

Apesar de o ensino médio completo ser a única exigência de escolaridade exigida de um bancário, isso não significa que uma formação acadêmica não possa ser de grande valia.

Profissionais formados nos cursos de administração, administração de empresas, economia, contabilidade e até mesmo engenharia já saem na frente durante o processo seletivo.

Outro diferencial para quem almeja a carreira bancária é já ter alguma experiência no mercado de trabalho relacionada à área financeira.

Bancário e Banqueiro

Muitos confundem a definição de banqueiro com a de bancário, porém estes termos não são sinônimos e a diferença entre eles é elementar.

O bancário é o profissional que trabalha dentro do banco assumindo vários papéis diferentes que são importantíssimos para o funcionamento operacional adequado da empresa.

O banqueiro, em contrapartida, é o dono do banco. E as funções que o banqueiro assume na instituição bancária estão mais relacionadas à estratégia e à administração geral.

A única semelhança entre o Bancário e o banqueiro é que ambos não são obrigados a terem uma formação acadêmica para exercerem suas funções.

O que não significa que os dois não possam se beneficiar de conhecimento administrativo, financeiro e econômico, o bancário nas operações do dia-a-dia e o banqueiro durante a formulação de estratégias. 

Futuro do bancário

É inegável que a tecnologia e a internet vem transformando de forma radical o mercado de trabalho de inúmeras profissões. Muitas, inclusive, que não conseguiram se adaptar, foram extintas.

Para os bancários funciona da mesma forma. Por mais que esses profissionais continuem a existir e sejam carreiras de alto valor, o número de agências vem diminuindo a cada ano.

E isso acontece porque, cada vez menos pessoas precisam usar agências ou caixas eletrônicos para pagarem suas contas. O hábito de sacar dinheiro também vem se alterando.

Consequentemente, isso significa que o número de bancários pode ser reduzido sem que a qualidade do serviço seja afetada. E é o que vem acontecendo mesmo.

A realidade é que hoje em dia muitos dos serviços oferecidos por um banco podem ser feitos a distância por um aplicativo de celular ou mesmo por um computador.

Isso tornou a ida às agências algo esporádico e limitado apenas a casos mais complexos. Geralmente para resolver algum problema, ter uma reunião estratégica ou oferecer um serviço diferenciado.