A Azul (AZUL4) resolveu antecipar o fim do acordo de redução de jornada com os seus tripulantes.
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O acordo havia sido firmado pela empresa com a categoria em 24 de junho e tinha o objetivo de preservar o caixa da aérea durante no período de baixa demanda da pandemia. O acordo tinha validade até dezembro de 2021.
A antecipação foi aprovada pelos aeronautas, que votaram sobre o tema entre os dias 26 e 27 de novembro.
"Desta forma, a redução de jornadas e salários que iria até o fim de 2021, com a contrapartida de manutenção dos empregos, fica revogada", escreveu o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), em nota.
A proposta foi aprovada por mais de 85% dos copilotos e comandantes e por 72% dos comissários. A Azul conseguiu o sinal verde dos aeronautas no dia 24 de junho para reduzir salários e jornada.
De forma bruta, a redução de salário era de 45% entre o terceiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021, quando o porcentual começa a cair. No quarto trimestre de 2021, a redução na remuneração seria de 25%.
Considerando a ajuda de custo, as reduções líquidas vão de 23% no terceiro trimestre de 2020 para 3% de queda na remuneração no quarto trimestre de 2021. Na mesma linha, a Gol (GOLL4) também conseguiu fechar uma redução de salários.
A Latam, entretanto, trava um embate com a categoria por uma redução permanente na remuneração. A redução de jornada teve papel importante para a redução de custos da Azul durante a pandemia.
No terceiro trimestre, a empresa conseguiu reduziu os custos e despesas operacionais em 40,4% ou R$ 1 bilhão comparado com igual trimestre de 2020.
O custo da empresa com salários e benefícios caiu 36% no período, totalizando R$ 309,6 milhões, já incluindo as despesas com rescisão, principalmente em decorrência das negociações com sindicatos (entre eles o dos aeronautas) para redução de custos fixos com salários e benefícios.
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Na mesma linha, o menor custo com combustível de aviação, 72,1% inferior, colaborou com o menor custo operacional no trimestre.
A queda veio principalmente devido à diminuição de 67% na capacidade e a queda de 13% no preço do combustível por litro.
Resultado da Azul no Terceiro Trimestre de 2020
O resultado da Azul (AZUL4) no terceiro trimestre de 2020 (3t20), divulgado no dia 16 de novembro, apresentou um prejuízo líquido de -R$ 1,2 bilhão, com prejuízo de -R$ 453,8 milhões em relação ao mesmo período do ano anterior.
O Ebitda da Azul atingiu R$ 198,2 milhões no 3t20, apresentando retração de -78,4% na comparação com o 3t19.
A margem Ebitda da Azul totalizou -32,0% no 3t20, apresentando crescimento de 48,8 ponto percentual na comparação com o 3t19.
A Margem líquida da Azul atingiu -152,3% no 3t20, apresentando retração de -137,3 ponto percentual na comparação com o 3t19.
As ações da Azul (AZUL4) acumulam alta de 11,44% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 26,84% nos últimos 12 meses.
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