Aswath Damodaran, O Papa do Valuation
|

Aswath Damodaran, O Papa do Valuation

O conhecimento e obras desse professor e investidor sobre valuation o torna uma grande autoridade no assunto.

Por
Atualizado em 12/02/2021

Aswath Damodaran é referência no valuation, capaz de reconhecer oportunidades seguindo vieses diferentes dos demais.

Por conta de seu conhecimento e contribuição para esse método, ficou conhecido como o “Papa do Valuation”.

Nome conceituado no mercado e também no setor acadêmico, muitos investidores se baseiam em seus ensinamentos para fazer suas análises.

De forma resumida, o valuation ajuda a identificar o preço justo de cada ativo. A partir disso, é possível projetar o possível retorno do investimento, sempre com base nos seus fundamentos.

Para entender a importância de Aswath Damodaran para o mercado financeiro, conheça a trajetória, investimentos e obras desse professor e investidor indiano.

Quem é Aswath Damodaran?

Aswath Damodaran é professor de finanças na Stern School of Business, na Universidade de New York, investidor e autor de vários textos acadêmicos e livros sobre avaliação corporativa.

Por suas contribuições para o estudo do valuation, é considerado o Papa do Valuation e nome amplamente respeitado no meio.

Nome Completo: Aswath Damodaran

Nascimento: 1957

Nacionalidade: Indiano

Ocupação: Professor, autor, investidor.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

Vida e carreira

Aswath Damodaran nasceu em 1957, em Chennai, Índia. Graduou-se em contabilidade pela Universidade de Madras, na mesma cidade e posterior MBA em Bangalore, no Indian Institute of Management.

Depois que se mudou para os Estados Unidos continuou seus estudos. Fez outro MBA e conseguiu seu PhD na UCLA – Los Angeles Anderson School of Management, da Universidade da Califórnia.

Na época, imaginava que seu próximo passo seria entrar em bancos de investimento, mas seu pensamento mudou quando ele se tornou assistente de um professor. 

Não demorou muito para ele perceber que ensinar era sua vocação.

Desde 1986, atua como professor de finanças na Stern School of Business da New York University. 

Sua paixão pelo ensino rendeu-lhe diversos prêmios, tanto da própria universidade como nacionais.

Damodaran também escreve para várias revistas acadêmicas e é autor de vários livros conceituados sobre avaliação, finanças corporativas e gestão de investimentos. 

Adepto do Value Investing, Aswath Damodaran possui métodos um pouco diferentes da maioria, sendo reconhecido por fazer avaliações eficientes em ativos que não são simples de serem analisados.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

Estratégia de Investimento de Aswath Damodaran

Aswath Damodaran é adepto do value investing, estratégia de investimento baseada em valor e seguida por grandes investidores de sucesso, como Warren Buffett.

Basicamente, a estratégia consiste em procurar empresas com baixos múltiplos de mercado. Ou seja,  empresas que tivessem uma relação baixa entre seu valor de mercado e seus lucros ou patrimônio líquido.

No entanto, a abordagem de Damodaran é um pouco diferente da maioria dos investidores que usam essa técnica.

Para ele, o investimento em valor à moda antiga não funciona mais e essa estratégia vai muito além de comprar ações com baixo P/L.

Enquanto empresas com um bom histórico de lucro e um modelo de negócios bem estabelecido são mais fáceis de serem analisadas.

É mais difícil encontrar grandes barganhas, onde é possível obter maior retorno.

Justamente por isso, Damodaran ficou conhecido por fazer valuations eficientes em ativos que não são tão fáceis de avaliar.

Um exemplo que ele mesmo aponta como seu melhor movimento é o caso da Apple (AAPL34).

Ele começou a comprar ações da companhia na década de 90, quando valiam pouco mais de 1 dólar. Em 2012, vendeu boa parte delas quando estavam perto dos 100 dólares.

Damodaran sempre analisa diversos fatores antes de decidir em qual empresa investir.

Fluxo de caixa, patrimônio líquido, lucro, perspectivas de ganhos, liderança, são alguns deles.

Além disso, defende que o investidor precisa entender o que está por trás de cada número, uma vez que os dados podem estar distorcidos.

Por isso, deve-se analisar se eles realmente se sustentam. Isso implica olhar fundamentos.

Mesmo sendo adepto ao value investing, Damodaran não acredita que haja uma única filosofia “melhor”. Para ele, a melhor filosofia de investimento é aquela que melhor se adapta a você como pessoa.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

Livros de Aswath Damodaran

Damodaran escreveu diversos livros sobre avaliação do mercado de capitais, bem como finanças corporativas e investimentos.

Também é conhecido por suas publicações em periódicos importantes de finanças como o The Journal of Financial and Quantitative Analysis, The Journal of Finance, The Journal of Financial Economics e o Review of Financial Studies.

Em seu blog, analisa diversas empresas e fornece informações para investidores.

Dentre os livros publicados por ele, podemos citar:

Valuation – Como Avaliar Empresas e Escolher as Melhores Ações (2011);

Tradução da versão original “The Little Book of Valuation: How to Value a Company, Pick a Stock and Profit”, é considerado um dos melhores livros sobre Valuation.

Escrito por um das maiores autoridades no assunto, Aswath Damodaran aborda o Valuation por fluxo de caixa descontado, análise de múltiplos e índices de desempenho das empresas.

Avaliação de Investimentos – Ferramentas e Técnicas para a Determinação do Valor de Qualquer Ativo (1995);

O livro é um guia sobre avaliação de investimentos com ferramentas e técnicas, consideradas úteis na determinação do valor de qualquer ativo. Aborda a análise de ações, opções, ativos reais, entre outros.

Gestão Estratégica do Risco: Uma Referência para a Tomada de Riscos Empresariais (2008);

Damodaran mostra que o risco, se explorado com inteligência, é fundamental para o sucesso de uma empresa. Apresenta quais riscos ignorar, contra quais se proteger e quais explorar.

Filosofias de Investimento. Estratégias Bem-Sucedidas e os Investidores

Damodaran explora as diversas filosofias de investimento que vêm sendo utilizadas por investidores ao longo dos anos, como investimento em valor e em crescimento, análise técnica e timing de mercado e o que faz com que essas filosofias funcionem ou não.

Narrative and Numbers: The Value of Stories in Business (2017);

Damodaran fornece um novo olhar sobre a melhor forma de se combinar o processamento dos números com as histórias.

O poder da história é capaz de impulsionar o valor corporativo, persuadindo até mesmo investidores cautelosos a assumir riscos. Por isso, acredita que se deve analisar os dois juntos.

The Dark Side of Valuation: Valuing Young, Distressed, and Complex Business (2009);

Em tradução livre “O lado negro da avaliação: valorizando empresas jovens, em dificuldades e complexas”.

Neste livro, Damodaran analisa empresas que considera difíceis de avaliar, seja novos negócios, empresas em dificuldades, bancos enfrentando turbulências regulatórias, empresas emergentes em mercados emergentes, etc.

Nessas, é preciso ir para o que ele chama de “lado negro da avaliação”, onde você abandona os primeiros princípios e cria novas métricas. 

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

Conclusão

Aswath Damodaran e suas contribuições sobre o valuation fizeram e fazem diferença no mercado financeiro. 

Seus conhecimentos podem ser estudados por meio de seus livros e utilizados pelos investidores que desejam comprar melhores ações e analisar de forma completa as companhias nas quais desejam investir.

Segredo da Riqueza
Dicas sobre Liberdade Financeira

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE