O que é Assessoria 

Assessoria é uma atividade realizada com o objetivo de dar ou receber aconselhamento ou auxílio sobre um determinado ramo do conhecimento ou assunto. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Um assessor deve realizar pesquisa e fornecer dados e informações sobre o assunto que o cliente solicitou.

Além disso, ele é responsável pelas negociações, busca futuros relacionamentos com potenciais clientes.

Ele ainda pode, eventualmente, representar legalmente o cliente quando necessário.

Os principais tipos de Assessoria são: 

  • Assessoria de comunicação (ASCOM)
  • Assessoria de imprensa 
  • Assessoria financeira
  • Assessoria jurídica
  • Assessoria contábil
  • Assessoria esportiva. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Assessoria Financeira

No campo das Finanças, um assessor pode ser útil  para as finanças pessoais e para o meio corporativo. Ele atua construindo estratégias financeiras personalizadas para atingir as metas do cliente.

Neste ramo o principal papel de um assessor financeiro é ensinar. Ele deve entender as demandas do cliente e construir com ele estratégias para melhores resultados.

Investidores individuais, pessoas que trabalham como MEI (Microempreendedor individual) ou ainda pessoas que simplesmente estejam interessadas em melhorar a vida financeira podem recorrer aos serviços de um assessor financeiro. 

Assessoria Financeira para investidores

Para investidores, um assessor financeiro pode contribuir para a escolha de uma carteira de Investimentos que possibilite alcançar os seus objetivos.

Um investidor que deseja organizar a sua aposentadoria pode contar com ajuda de um assessor, uma vez que a estratégia será diferente daquela seguida por uma pessoa que busca ganhos de curto prazo. 

Assessoria Financeira para orçamento doméstico

Algumas pessoas, talvez por falta de conhecimento sobre finanças pessoais na infância, enfrentam dilemas na hora de lidar com o dinheiro quando chegam à vida adulta.

Muitas famílias se veem extremamente endividadas, por vezes sem razões específicas para tal. Nessa hora, assessor financeiro pode contribuir para educação financeira

Ele pode ajudar a superar dívidas, ter uma relação mais saudável com o dinheiro, ensinar a poupar para investir e para aposentadoria, além de ajudar a lidar com imprevistos financeiros. 

Assessoria Financeira para MEI

Muitos microempreendedores, quando decidem abrir um negócio, sabem muito sobre o produto que vendem, mas não possuem muito conhecimento sobre relatórios e estratégias financeiras.

Neste contexto, uma assessoria financeira pode contribuir para sistematizar alguns processos da empresa e auxiliar  no acompanhamento da saúde financeira do negócio.

Definir processos, estruturar fluxo de caixa, auxiliar na gestão de riscos, ensinar sobre relatórios como balanço de pagamentos são algumas das tarefas que um assessor pode realizar para um cliente MEI.

Assessoria para empresas

Algumas empresas, mesmo que ganhem robustez, ainda enfrentam dilemas na estruturação de seus processos. Mesmo empresas consolidadas podem se beneficiar  do trabalho de uma Assessoria financeira.

Os mesmos relatórios que por vezes são desafiadores para um microempreendedor, também podem ser complicados para empresas com maior número de funcionários e receitas.

Contratar uma consultoria para mapear os principais pontos fracos e fortes da empresa, e depois recorrer aos serviços de uma assessoria para realização dos mesmos, pode alavancar receitas e trazer sucesso para a companhia.

Além disso, uma assessoria de imprensa ou jurídica podem ser necessárias para empresas de maior porte. 

A assessoria de imprensa é responsável por estabelecer a relação do assessorado com a mídia, trabalhando com estratégias publicitárias, relações públicas, organismos públicos e jornalistas. 

Já no âmbito jurídico, advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) podem prestar assessorias jurídicas em questões referentes às leis, questões tributárias, trabalhistas ou órgãos governamentais. 

Assessoria e Consultoria

O principal serviço oferecido por uma consultoria é realizar um diagnóstico da situação da empresa e identificar falhas ou melhorias possíveis, além de indicar alternativas para solução de um problema.

Já a assessoria propõe soluções e estratégias para execução das melhorias mapeadas, sendo uma segunda etapa após a consultoria.