O que é análise financeira

Compreende-se análise financeira como uma prática realizada dentro da empresa para efetuar justamente uma análise sobre as finanças da empresa.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

É análise financeira que oferece segurança para empresa segurança em casos onde possam vir a ocorrer problemas com as suas finanças.

Considerando o que foi dito, são justamente as análises mais profundas sobre as finanças que ajudam o investidor a tomar decisões mais sensatas sobre o futuro da empresa.

E é justamente pelo fato da análise financeira estudar com tanto afinco as finanças de uma empresa, que ela acaba se tornando uma ferramenta imprescindível para qualquer investidor do mercado financeiro.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

A importância da análise financeira

Várias empresas podem passar por diversos problemas durante a sua gestão, e consequentemente pode ficar cada vez mais difícil causar impacto no mercado financeiro.

Dentre os problemas que podem interferir para o sucesso empresarial do investidor, podemos citar alguns, os quais são: crise econômica, concorrência acirrada e até mesmo epidemias de doenças, como é o caso do coronavírus.

Sendo assim, para uma boa gestão é imprescindível que seja feito o levantamento de alguns dados referentes às finanças da empresa para que seja calculado milimetricamente todos os riscos possíveis.

Vale ressaltar que, para que seja feito um levantamento dos dados financeiros de maneira assertiva, é necessário que estejam todos atualizados e feitos por um bom contador.

Além disso, a análise financeira é extremamente importante, pois, por meio dela são encontrados dados financeiros que podem ser de grande importância para o gestor.

Indicadores usados para a análise financeira

Para que a análise financeira seja bem feita alguns indicadores são recomendados a serem usados no processo pelo gestor.

Sendo assim, é possível utilizar os seguintes indicadores para a análise financeira:

  • Margem de distribuição;
  • Custo dos fixos;
  • Custos variáveis;
  • Fluxo de caixa;
  • Preço de venda.

Além dos indicadores citados, também é possível utilizar alguns outros, como: análise financeira de crescimento, lucro operacional e indicadores econômicos.

Um indicador que também é muito utilizado é o índice de estrutura de capital, onde o objetivo é verificar as dívidas da empresa e o seu impacto na companhia.

Saiba realizar uma análise financeira

Para fazer uma boa análise financeira é importante antes de tudo encontrar o equilíbrio na empresa, a partir disso o gestor consegue identificar se o negócio é viável.

Além disso, o gestor também deve buscar usar os indicadores já listados no processo para que a análise financeira se torne o mais assertiva possível.

Após ser encontrado o equilíbrio na empresa, é preciso descobrir quais são os maiores indicadores econômicos do negócio. Pois, são eles que comparam o desempenho em potencial durante o processo.

A partir dos dados coletados, é possível avaliar o resultado do processo final. Nessa fase, são descobertos os índices de liquidez da empresa, e o prazo médio de pagamento e recebimento.

Vale ressaltar que, toda empresa deve fazer a sua análise financeira periodicamente, pois imprevistos financeiros uma hora ou outra podem acabar acometendo qualquer companhia.

Muitas empresas acabam se endividando, e consequentemente quebrando por conta da falta de uma análise financeira assertiva, o que está intrinsecamente ligado às finanças dos negócios.

Consequentemente isso acaba fazendo com que o fluxo de caixa fique prejudicado e diminua o capital de giro da empresa que busca um maior crescimento.

Essas situações acabam criando uma queda de rendimento na empresa e consequentemente, o lucro da companhia tende a diminuir cada vez mais por conta disso.

Sendo assim, a análise financeira acaba se tornando uma peça fundamental no processo de gestão de empresas, pois, a partir dela é que é possível gerir com êxito qualquer companhia.