O que é análise de sensibilidade

A análise de sensibilidade é uma prática do mercado de capitais que busca estudar o impacto de algumas variáveis caso uma delas acabe por ser alterada.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Por exemplo, caso a conta de energia de uma empresa acabe aumentando 10%, isso pode impactar negativamente a receita da empresa.

Sendo assim, o analista de sensibilidade é o responsável por estudar essas variáveis, como: contas a pagar, admissão e demissão de colaboradores, enfim, todas as variáveis que podem trazer algum impacto à empresa.

Vale ressaltar que um dos objetivos da análise de sensibilidade é minimizar os riscos e maximizar os ganhos.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Função da análise de sensibilidade

O objetivo principal da análise de sensibilidade, é estudar individualmente como cada variável atua dentro da empresa. Esse estudo é feito calculando qual é o resultado final almejado.

Durante o estudo são avaliadas variáveis que acabam por deferir um resultado final nos lucros da empresa, tais como: receita, custos, impostos, inadimplência, entre outros.

É uma das funções do gestor empresarial compreender como essas diferentes variáveis trabalham e além disso, interferem no lucro da empresa.

O pessoal responsável pela administração da empresa, ao realizar a análise de sensibilidade, terá a possibilidade de avaliar os mais diferentes cenários possíveis para a companhia.

A partir do estudo desses diferentes cenários, o gestor cria estratégias para lidar com eles de diferentes formas.

Quando usar a análise de sensibilidade

A análise de sensibilidade pode ser aplicada nos mais diferentes contextos, até mesmo em situações do cotidiano. Sendo assim, é possível prever diferentes cenários e suas chances de darem errado.

É importante salientar de maneira mais técnica, que a análise de sensibilidade é muito usada para a compreensão de novos negócios e de investimentos.

Através de um entendimento amplo sobre os diferentes aspectos do negócio, o gestor e investidor conseguem almejar soluções para o problema.

Saiba fazer uma análise de sensibilidade

A análise de sensibilidade é uma prática realizada no mercado financeiro, que oferece diversas vantagens para o gestor pelo fato de prever possíveis cenários a partir do estudo de diferentes variáveis.

O analista de sensibilidade pode realizar o estudo das variáveis de duas formas.

  • Ceteris Paribus - nesse método é estudada somente uma variável de maneira isolada, enquanto as outras continuam independentes;
  • Modificação de 2 ou mais variáveis - em uma análise de 2 ou mais variáveis, são estudadas diferentes mudanças que podem acometer o negócio ao mesmo tempo.

É importante ressaltar que em um cenário perfeito, somente uma das variáveis se altera, pois, dessa forma é possível enxergar de maneira melhor o impacto de uma variável negativa.

Mas, na maioria das vezes isso acaba não ocorrendo dessa forma. Geralmente um evento isolado acaba criando um efeito dominó na empresa, que interfere no funcionamento do negócio como um todo.

Sendo assim, a análise de sensibilidade pode acabar isolando um evento em específico da empresa para estudar melhor o seu funcionamento.

Para um funcionamento pleno da análise de sensibilidade usando o método Ceteris Paribus, ou de 2 ou mais variáveis é necessário dados precisos para uma maior confiabilidade.

Análise de sensibilidade em aplicações

Foi possível analisar acima como realizar uma análise de sensibilidade em qualquer negócio, sendo assim, agora vamos fazer esses estudos para a prática de investimentos.

O objetivo maior do investidor é ter seu retorno em aplicações, sendo assim, ele estuda algumas questões pertinentes ao mercado financeiro, tais como: margem de lucro, impacto da corretagem na empresa, inflação, entre outros.

Esses pontos, são os que mais são levados em consideração pelo investidor para estudar a análise de sensibilidade.

Como são somente pontos realmente relevantes, a análise de sensibilidade consegue realizar um estudo com maior clareza, apresentando uma prévia consideravelmente realista do cenário financeiro.