O que é Blue Book

Blue Book é um guia que compila vários veículos novos e usados nos EUA. O guia foi publicado pela primeira vez pela Kelley Kar, de Los Angeles.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

É válido ressaltar que o Blue Book só estava disponível primeiramente para quem já trabalhava no setor automotivo, porém uma versão online passou a ser disponibilizada nos anos 90.

Outrossim, o Blue Book acaba trazendo para o consumidor a faixa de preço para um determinado veículo.

No fim das contas, o guia acaba correspondendo à tabela FIPE do Brasil.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

História do Blue Book

Tudo começou por volta de 1918 com Les Kelly na cidade de Los Angeles. Nesse ano, ele acabou criando a primeira versão do Blue Book, o “Selected Blue Seal Automobiles”.

Já em 1926 foi lançado o primeiro Blue Book com a sua capa azul.

É válido ressaltar que durante as décadas de 1930 e 1940, a Kelley Kar Company era considerada uma das maiores concessionárias de carros do mundo.

E nas décadas de 1940 e 1950 era referência para o governo dos EUA para definir o preço dos carros usados.

Por sua vez, nas décadas de 1960 e 1970 a concessionária Kelley Kar Company acabou sendo vendida e o foco passou a ser no desenvolvimento do Blue Book.

Entendendo melhor o Blue Book

O Blue Book é considerado a principal ferramenta para preço de veículos da América do Norte.

Por conta disso, vários vendedores e consumidores acabam consultando o guia para determinar o preço de veículos usados.

Outrossim, as empresas seguradoras acabam usando o guia como referência para determinar o valor de um carro.

Usando o recurso, elas definem se vale a pena pagar o conserto do carro ou se é melhor determinar, por fim, a perda total.

Vale ressaltar que o Blue Book também traz informações sobre o preço sugerido para venda entre particulares, assim como o preço que os compradores pagam por carros novos.

Com o passar do tempo, o guia começou a ser publicado para uma grande variedade de veículos, como: motocicletas, trailers, até snowmobiles (veículos para neve).

Meio pelo qual o Blue Book é elaborado

Os preços que o Blue Book é confiável e sua elaboração se torna criteriosa, pois são coletados dados sobre milhares de transações envolvendo compra de veículos.

Por meio de um algoritmo próprio, é feita a análise de preço que considera vários fatores do veículo, tais como: localidade, época, entre outros.

É válido ressaltar que a revisão e ajuste dos preços se torna periódica para refletir, no fim das contas, as mudanças que ocorrem no mercado.

Outrossim, os preços mais baixos acabam não sendo aplicados, somente os que são mais comuns no âmbito comercial.

Função do Blue Book

O Blue Book exibe aos compradores e vendedores o preço que é praticado no mercado em relação a um determinado veículo.

Mas ele acaba não se limitando somente a isso, pois também leva em conta o consumo de combustível, manutenção, seguro, financiamento​​​​​​​ e até depreciação.

Por conta disso, tanto quem compra quanto quem vende veículos acaba conseguindo decidir melhor qual veículo comprar ou vender.

Pois afinal, é possível que as partes envolvidas na transação comercial definam precisamente o gasto que o veículo possuirá a longo prazo.

Atuação do Blue Book no Brasil

O guia Blue Book iniciou as suas operações no país por volta de 2017, oferecendo o serviço da forma como é feito nos EUA.

No site da empresa, é possível pesquisar o preço do veículo selecionando as suas principais características. Outrossim, também é possível comparar o preço dos mais diferentes veículos.

O guia que está há pouco tempo em solo nacional enfrenta certa resistência no mercado por conta da tabela FIPE, que é referência no preço de veículos.