O que é Ação Preferencial

Como o próprio nome indica, uma ação preferencial é aquela que outorga ao seu detentor, algum tipo de preferência sobre as demais ações.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Preferência essa que é representada pela prioridade no recebimento de juros sobre o capital próprio e dividendos, conforme determina a Lei das Sociedades por Ações, também conhecida como a Lei das S.A.

É importante ressaltar também, que em caso de falência ou liquidação da empresa, os detentores de ações preferenciais também garantem prioridade no recebimento de eventuais compensações.

Vale dizer ainda, que nem todas as empresas listadas na bolsa de valores emitem ações do tipo preferencial. Algumas emitem apenas ações ordinárias.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Ações Preferenciais e Ações Ordinárias

Por falar em ações ordinárias, é importante esclarecer e sanar todas as dúvidas que possam surgir ao seu respeito, listando suas principais diferenças em relação a uma ação preferencial.

As ações ordinárias se diferenciam das ações preferenciais, pois não outorgam aos seus detentores a preferência no recebimento de dividendos ou de compensações em caso de liquidação ou falência da empresa.

Fato, que diga-se de passagem, não impede os acionistas detentores de ações ordinárias de receber dividendos. No entanto, eles só recebem após todos os acionistas preferenciais.

Em contrapartida, os detentores de ações ordinárias, contam com poder de voto nas assembléias e decisões mais importantes das empresas na qual é acionista.

Devido a essa característica em especial, esse tipo de ação costuma ser mais procurada por investidores que possuem a intenção de participar da administração da empresa.

No entanto, cabe destacar, que para que o poder de voto e participação seja realmente significativo, o investidor deve dispor de um número significativo de ações ordinárias.

Identificando uma ação preferencial

Se você investe em ações ou está pensando em investir, mas ainda não sabe diferenciar ações preferenciais de ações ordinárias, não se preocupe, identificar o tipo de uma ação é bem simples.

Toda ação listada na bolsa de valores brasileira é formada por um código padronizado que nos auxiliar na identificação do tipo da ação. confira:

Ações preferenciais: As ações preferenciais são compostas por um conjunto de 4 letras que indica a sua empresa emissora acrescido do dígito 4, que é o responsável por indicar o seu tipo (preferencial).

Além disso, no Home Broker dos bancos e corretoras de investimentos, as ações preferenciais aparecem com a sigla (PN) logo à frente do seu código.

São exemplos de ações preferenciais:

  • ITUB4;
  • PETR4;
  • ITSA4.

Ações ordinárias: Por sua vez, as ações ordinárias são compostas por um conjunto de 4 letras que indica a sua empresa emissora acrescido do dígito 3, que é o responsável por indicar o seu tipo (ordinária).

Além disso, no Home Broker dos bancos e corretoras de investimentos, as ações ordinárias aparecem com a sigla (ON) logo à frente do seu código.

São exemplos de ações ordinárias:

  • ITUB3;
  • PETR3;
  • ITSA3.

Ação preferencial vale a pena?

Na hora de investir, qual é a melhor opção: escolher pelas ações preferenciais ou pelas ações ordinárias?

Não existe uma regra que responda a essa pergunta de forma objetiva. Basicamente, a resposta dependerá do tipo de estratégia adotada e dos objetivos do investidor.

No entanto, para escolher a melhor ação para os seus objetivos, observe as seguintes características:

Liquidez: Ações preferenciais contam com maior liquidez no mercado e são mais fáceis de negociar.

Dividendos: Ações preferenciais contam com preferência no recebimento de dividendos.

Direito a voto: As ações preferenciais não conferem direito a voto nas assembléias e decisões das empresas.

Com base nas características listadas acima, o investidor consegue definir qual é o melhor tipo de ação para a sua estratégia de investimento.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o que é ação preferencial, consulte o artigo completo sobre ações preferenciais