Esses mitos podem fazer com que você desista de se tornar milionário antes mesmo de tentar.

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

É comum pensar que para alcançar um patrimônio considerável é preciso nascer em uma família rica, ganhar grandes salários, estudar nas melhores escolas e assumir altos riscos.

Muito do que se acredita ser necessário para se tornar um milionário são mitos. Acreditar neles pode impedir qualquer um de atingir seus objetivos.

Embora alguns dos milionários e bilionários de hoje sejam herdeiros, eles não são a maioria. Tem muitos que começaram do zero.

Educação de excelência ou salários gordos não são critérios para uma conta bancária milionária. Pequenas ações do dia-a-dia são muito mais importantes.

Mas uma coisa é certa, para se tornar uma pessoa com uma conta bancária de sete dígitos é preciso ter a mentalidade certa. 

Por isso, veja a seguir os 5 mitos que a maioria das pessoas acredita que a impedem de se tornarem milionárias e elimine essas crenças da sua vida.

1- Milionários herdam todo o seu dinheiro

Não podemos negar que há um grupo visível de pessoas que herdaram suas riquezas. A maioria desse grupo é de bilionários europeus.

No Brasil, temos o exemplo da fábrica de motores, Weg (WEGE3), por exemplo, que fez 13 herdeiros.

Não tem mal algum ter a “sorte” de nascer em famílias que detêm grandes impérios, mas se você teve uma origem mais humilde, também pode se tornar um milionário.

O primeiro mito aqui é o de que essas famílias de herdeiros representam a maioria dos milionários. Na verdade, elas estão mais próximas da exceção do que da regra.

Estudo realizado pela Fidelity Investments, de 2018, revelou que 81% dos milionários são self-made, ou seja, pessoas que construíram suas próprias fortunas.

Os bilionários inovadores são aqueles que fundaram a própria empresa e obtiveram sucesso na valorização delas na Bolsa de Valores.

Nos Estados Unidos, por exemplo, os maiores bilionários são inovadores e construíram suas fortunas do zero.

Jeff Bezos, da Amazon (AMZO34), Bill Gates, da Microsoft (MSTF34), Larry Page e Sergey Brin, do Google (GOGL34) são apenas alguns exemplos.

O problema deste mito está na crença de que, se você não nasceu rico, dificilmente será.

A realidade é que a maioria dos milionários veio de origens humildes, mas reconheceram desde cedo a importância do dinheiro, se mostraram dispostos a fazer o que fosse necessário para serem ricos.

Para alguns, foi preciso vários anos de trabalho até atingir seus objetivos, mas isso é ignorado ou não é visto pelo público em geral.

Quando observamos somente a chegada ao topo, ela pode parecer ocasional ou algo conquistado da noite para o dia, reforçando a tendência de as pessoas concluírem que a maioria das fortunas é herdada.

O segundo problema desse mito é acreditar que se a pessoa é herdeira, não se esforçou para chegar onde chegou.

Há algumas exceções, mas grandes empresários que são herdeiros também batalharam muito para chegar onde chegaram, pois estão sob grande pressão para mostrarem suas competências.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso.

2- Milionários ficaram ricos por sorte

Existe uma grande diferença entre ter “sorte” ou se esforçar para “encontrar a sorte”.

Analise a trajetória de alguns dos bilionários mais conhecidos e veja quanto o quesito sorte influenciou.

Warren Buffett teve a sorte de fazer dezenas de investimentos inteligentes que o tornaram um dos homens mais ricos do mundo?

Foi sorte de Bill Gates construir a Microsoft e de Jeff Bezos a lançar Amazon?

Ou eles tiveram a capacidade de transformar algo pequeno em algo gigante se colocando em uma posição em que a “sorte” trabalhe a seu favor?

Isso não pode ser considerado somente sorte, mas esforço para encontrar uma oportunidade.

Se você não sair da sua zona de conforto as oportunidades não vão te encontrar.

3- Milionários fazem investimentos arriscados

É quase impossível se tornar um milionário sem investimentos. Alguns quebram essa regra, mas certamente devem tomar muito cuidado para o dinheiro não sumir da noite para o dia.

Por isso, se quiser alcançar e manter sua independência financeira, garantir uma aposentadoria tranquila, você precisará da ajuda dos juros compostos e investimentos.

O mito aqui é que um típico milionário investe todo o seu dinheiro em estratégias de alto risco, apostando tudo para seus negócios decolarem e ficarem ricos.

Mas a verdade não é um filme hollywoodiano.

A maior parte dos milionários constrói riqueza usando opções de investimento que estão disponíveis para qualquer pessoa.

Pode até haver investimentos mais arriscados, mas a maior parte do dinheiro é mantida em ativos mais convencionais, para não correr riscos desnecessários.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso.

4- Milionários constroem riqueza rapidamente

A crença que prevalece é a de que milionários ficam ricos rapidamente assumindo riscos desnecessários e até estúpidos.

O day trade, por exemplo, parece incrível nas propagandas, mas falha em mais de 95% dos casos.

Para a maioria dos milionários reais, não há atalhos. Você deve estar disposto a se esforçar e investir a longo prazo.

Se existe uma fórmula para se tornar um milionário é se comprometer a viver em um padrão abaixo do que gostaria, especialmente no começo.

Economizar e investir em ativos tradicionais, como fundos de investimentos, imóveis, FIIs, ações.

5- Milionários estudaram em escolas de prestígio e têm diploma universitário

Outra crença limitante é a de que você precisa possuir um diploma de uma escola renomada para ter a chance de ser milionário.

A maioria das pessoas mais ricas do mundo não terminaram seus estudos superiores.

Um exemplo é Steve Jobs que largou a faculdade após o primeiro semestre de estudos para fundar a Apple (AAPL34) na garagem de sua casa.

Bill Gates, Mark Zuckerberg, Larry Ellison, Amancio Ortega, Ralph Lauren e muitos outros abandonaram os estudos.

É claro que o conhecimento é importante, mas isso não se resume aos estudos convencionais.

Há outras maneiras de aprender e se aprimorar, dependendo do ramo que você pretende seguir.

Diploma universitário não é garantia de altos salários. Networking, palestras, cursos online e livros podem acrescentar muito mais para o seu desenvolvimento.

Elimine esses mitos que te impedem de ser milionário

Para se tornar um milionário é preciso mudar suas percepções e eliminar as crenças que te impedem de avançar.

Esses 5 mitos são só alguns que podem te manter estático. Lembre-se que a sorte não vai bater na sua porta, você deve se expor para que ela te encontre.

Corra riscos controlados, pense em algo que lhe gere um dinheiro extra e que talvez possa se transformar em um grande negócio um dia, invista.

Leia sobre os grandes investidores de sucesso, veja o que eles fizeram e como você pode fazer o mesmo.

Uma boa maneira de começar é aprender “Como Investir Começando do Zero” e como conquistar seu grande sonho pessoal por meio dos investimentos.