Um grupo bipartidário de legisladores dos EUA quer que o Federal Reserve leve mais a sério a emissão de um dólar digital para competir com rivais como o yuan digital da China.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A deputada democrata Maxine Waters elaborou uma legislação que visa que o Fed estude ainda mais a perspectiva de um dólar digital e crie uma rota para que ele se concretize, informou o The Wall Street Journal

Isso ocorre depois que Waters, que é presidente do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, chamou a área de moedas digitais do banco central de "uma nova corrida espacial de ativos digitais".

Outro defensor do esforço do dólar digital, o republicano French Hill, citou a criação da China de um yuan digital em 2020 como uma preocupação, observando que os empréstimos de Pequim em todo o mundo podem ajudar sua adoção e ameaçar o domínio do dólar.

"Devemos estar preocupados com as práticas predatórias da China", disse ele ao Journal.

A China não descartou um papel global para sua moeda digital, chamada e-CNY, mas disse que se destina principalmente a pequenas compras dos consumidores. 

O Fed já está analisando os prós e contras de uma moeda digital, mas o presidente Jerome Powell disse que não tem pressa, mantendo-se firme que um dólar digital não acontecerá sem o apoio de autoridades eleitas. 

Enquanto isso, o governo Biden ordenou um estudo para revisar as ramificações de um dólar digital, mas ainda não se posicionou sobre o assunto.

Colocar um dólar digital no mercado ainda enfrenta obstáculos do setor bancário, que diz que uma moeda digital competiria com sua capacidade de receber depósitos. 

O dólar digital seria diferente de ativos privados como bitcoin e outras criptomoedas populares, pois o dólar digital seria apoiado pelo banco central. 

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.