A Shein entrou com um pedido confidencial de abertura de capital nos Estados Unidos, informou o Wall Street Journal (WSJ) nesta segunda-feira (27), citando pessoas familiarizadas com o assunto.

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Segundo a Bloomberg,  empresa espera um valuation de US$ 90 bilhões, algo próximo a R$ 450 bilhões — para efeitos de comparação, o valor de mercado da Petrobras (PETR4) é R$ 475 bilhões.

A gigante do fast-fashion tem trabalhado com pelo menos três bancos de investimento para uma possível oferta inicial de ações (IPO), e estava em negociações com a Bolsa de Valores de Nova York e a Nasdaq, informou a Reuters em julho.

O Goldman Sachs, o JPMorgan Chase e o Morgan Stanley foram contratados como coordenadores da oferta, que poderia ocorrer em 2024, segundo reportagem do WSJ.

A Shein não comentou.

A empresa foi avaliada em mais de 60 bilhões de dólares em maio e deve se tornar a companhia mais valiosa fundada na China a abrir capital nos EUA desde a estreia da gigante da Didi Global em 2021 valendo 68 bilhões de dólares.

A avaliação superior a 60 bilhões de dólares, ainda assim, é inferior ao valuation de 100 bilhões alcançado pela empresa em uma rodada de investimentos em abril de 2022.

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Segundo informações de uma apresentação vista e divulgada pelo Financial Times, no entanto, a Shein pretende aumentar o seu faturamento anual de 22,7 bilhões de dólares no último ano para 58,5 bilhões em 2025.

Se confirmada, a listagem da fast-fashion chinesa se tornaria uma das maiores da última década e poderia agitar o mercado de IPOs, que vem de dois anos de desempenhos fracos. Foram poucas companhias listadas entre 20222 e 2023, e as aberturas de capital não tiveram grandes valuations.

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O maior IPO deste ano foi o da desenvolvedora de chips britânica Arm Holdings, que levantou 55 bilhões na sua estreia na Bolsa americana em setembro.

Segundo o Wall Street Journal, bancos e consultores esperam que mais empresas entrem na bolsa no próximo ano, ainda que a retomada nos IPOs possa ser lenta.

O modelo fast-fashion vem ganhando popularidade nos EUA com a parceria da Shein com o SPARC Group, uma joint venture entre a proprietária da Forever 21, Authentic Brands, e a operadora de shopping centers Simon Property, à medida que a varejista de moda online e seus rivais procuram expandir o alcance de mercado.

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Fonte: Infomoney (Com informações da Reuters e Bloomberg).