O planejamento sucessório de Warren Buffett está definido. Em rara carta, o bilionário expôs planos para a Berkshire Hathaway e prometeu doar 'mais de 99%' de sua fortuna.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Na carta de Ação de Graças aos acionistas do final do ano passado, publicada no site da Berkshire Hathaway, Buffett começou tranquilizando os leitores: “Sinto-me bem, mas percebo plenamente que estou jogando na prorrogação”.

As cartas do lendário investidor geralmente se limitam a uma mensagem anual aos acionistas e, menos frequentemente, referem-se a grandes doações de ações da Berkshire Hathaway.

Buffett disse que doou ações da Berkshire Hathaway avaliadas em mais de US$ 866 milhões para quatro fundos de caridade associados à sua família.

O investidor de 93 anos doou 1,5 milhão de ações Classe B à Fundação Susan Thompson Buffett e 300.000 ações cada à Fundação Sherwood, à Fundação Howard G. Buffett e à Fundação NoVo.

Ele também disse que a doação de sua fortuna para causas de caridade após sua morte estará aberta ao escrutínio público.

Há muito que ele prometeu que mais de 99% da sua riqueza iria para a filantropia. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

“Depois da minha morte, a disposição dos meus bens será um livro aberto – sem fundos 'imaginativos' ou entidades estrangeiras para evitar o escrutínio público, mas sim um simples testamento disponível para inspeção no Tribunal do Condado de Douglas” em Omaha, Nebraska, onde vive.

Em 2010, ele iniciou o Giving Pledge, com seus amigos Bill Gates e Melinda French Gates, dizendo que doaria sua fortuna durante sua vida ou quando morresse. 

Quatro anos antes, ele começou a fazer doações massivas para a fundação de Gates, bem como para fundações ligadas a seus filhos.

Os três filhos de Buffett, com idades entre 65 e 70 anos, são os executores de seu testamento atual, bem como os curadores nomeados do fundo de caridade que receberá sua fortuna, disse ele na carta.

“Eles não estavam totalmente preparados para esta incrível responsabilidade em 2006, mas estão agora”, disse Buffett. 

Na carta, Buffett revelou alguns detalhes de como sua fortuna será administrada, dizendo que seus três filhos devem agir por unanimidade.

“Devido à natureza aleatória da mortalidade, os sucessores devem sempre ser designados”, acrescentou. “As leis relativas à filantropia mudarão de tempos em tempos, e administradores sábios acima da terra são preferíveis a quaisquer restrições escritas por alguém que já faleceu. Quaisquer que sejam as regras – e as regras são necessárias – a filantropia privada terá sempre um lugar importante na América.”

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Buffett escreveu que ele e os seus filhos concordam que a riqueza dinástica “não é desejável”, acrescentando:

“Além disso, tivemos muitas oportunidades de observar que ser rico não nos torna nem sábios nem maus. Também concordamos que o capitalismo – quaisquer que sejam as suas fraquezas, incluindo as vastas disparidades de riqueza e de influência política que entrega de forma um tanto caprichosa aos seus cidadãos – fez maravilhas e continua a fazer maravilhas.”

O futuro da Berkshire Hathaway

Warren Buffett adquiriu em 1962 a Berkshire Hathaway, na época um fabricante têxtil problemático que operava em Massachusetts.

Desde então, o negócio cresceu para um valor de mercado de mais de US$ 780 bilhões.

O seu CEO parece confiante de que a empresa continuará a prosperar na sua ausência, embora admita que, como qualquer empresa, serão inevitavelmente cometidos erros.

“A Berkshire – uma das maiores e mais diversificadas empresas do mundo – encontrará inevitavelmente erros humanos no julgamento e no comportamento. Isso ocorre em todas as grandes organizações, públicas ou privadas”, escreveu Buffett. 

“Mas é improvável que esses erros sejam graves na Berkshire e serão reconhecidos e corrigidos. Temos o CEO certo para me suceder e também o conselho de administração certo. Ambos são necessários.”

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ele acrescentou que, no curto prazo, as características e comportamentos da Berkshire serão apoiados pelas participações de Buffett, mas “em breve” se tornará uma entidade independente, ganhando “qualquer reputação que mereça”.

“A decadência pode ocorrer em todos os tipos de grandes instituições, sejam elas governamentais, filantrópicas ou com fins lucrativos”, escreveu Buffett. “Mas não é inevitável. A vantagem da Berkshire é que ela foi construída para durar.”

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.