Ser transparente e falar sobre dinheiro com seu cônjuge é fundamental para o futuro financeiro do casal, mas se um dos dois não está disposto a compartilhar, isso é um potencial obstáculo. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

“Se eles não falam sobre dinheiro com você, isso é um grande sinal de alerta”, diz Ramit Sethi,  o guru de finanças pessoais que dá conselhos para casais em seu novo programa da Netflix , “How to Get Rich”, baseado em seu livro “I Will Teach You To Be Rich”.

Os casais apresentados no programa estão lidando com uma série de questões, como não concordar sobre quanto gastar em um casamento, outro tentando lidar com dívidas de cartão de crédito. 

Independentemente da preocupação que o casal esteja enfrentando, Sethi acredita que a coisa mais importante que você pode fazer como parceiro é ser transparente. 

"Casais financeiramente bem-sucedidos falam sobre dinheiro regularmente", diz Sethi.

Somos programados para pensar que o dinheiro é um tabu e muitas vezes não o discutimos com nossos parceiros, a menos que seja absolutamente necessário. Em muitos casos, isso significa que estamos apenas trazendo à tona se for um estressor. 

“Para a maioria de nós, o dinheiro é algo reativo”, diz Sethi. “Só falamos sobre isso quando há algum problema. Por que você gastou tanto? Como vamos pagar nossas contas este mês? É sempre um problema. E assim, quando você desenvolve esse padrão, com o tempo passa a odiar o dinheiro. Você certamente passou a odiar falar sobre isso".

Mas justamente conversando sobre isso é que você fica melhor em tocar nesse assunto. 

“Uma das coisas que os casais financeiramente bem-sucedidos fazem é falar sobre dinheiro regularmente e de forma proativa”, diz Sethi. 

Definir seus objetivos financeiros e ouvir os de seu parceiro pode iluminar como vocês dois se alinham e diferem.

“Não me importo se alguém tem dívidas”, diz ele. “Eu nem me importo se alguém tomou más decisões financeiras no passado porque não sabia de nada. Mas eles precisam estar dispostos a falar sobre isso.” 

Aqui estão algumas dicas para falar sobre dinheiro com seu cônjuge:

Aborde o assunto em ‘momentos cruciais naturais’

Um em cada três casais não discute tópicos financeiros importantes até depois de casados, de acordo com uma pesquisa com 1.000 adultos do Western & Southern Financial Group

Embora você não queira falar sobre finanças antes de dar um grande passo, Sethi diz que você também não precisa ser excessivamente zeloso com isso. 

“Muitos especialistas em dinheiro dizem às pessoas que elas devem falar sobre dinheiro no primeiro encontro”, diz ele. “Eu fico tipo, ’Você já teve um primeiro encontro? O que você está falando?′ Você não fala sobre sua poupança para aposentadoria quando está tomando o primeiro gole".

No entanto, haverá momentos ao longo de um relacionamento em que a conversa sobre dinheiro é mais contínua. 

“Acho que há momentos naturais e cruciais em que faz todo o sentido falar sobre dinheiro”, diz ele. “Pense na primeira vez que vocês viajem juntos. Se você decidir estar em um relacionamento sério, esse é um momento natural para começar a falar sobre isso.” 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Configure uma ‘revisão de vida rica’ mensal 

Quando você estiver em uma situação mais estável, Sethi sugere agendar o que ele chama de “uma rica revisão de vida”. Esta é uma reunião mensal em que você e seu parceiro discutem dinheiro. 

Existem duas etapas para uma “revisão de vida rica” bem-sucedida: 

Comece elogiando seu parceiro: “Você sempre começa com algo que aprecia em seu parceiro”, diz ele. “Puxa, você sempre faz um ótimo trabalho reservando nossos voos. Sei que posso confiar que você vai nos colocar no melhor voo.” 

Em seguida, “analise os números-chave”, diz ele. Isso ajudará você a desenvolver um relacionamento muito mais saudável com suas finanças e a tornar o dinheiro um assunto menos tabu.

Você não precisa falar com seu cônjuge para investir bem. Às vezes, a melhor pessoa para isso é um consultor de investimentos.

Como está vendo 'de fora', esse profissional pode orientar melhor os clientes dos passos a serem dados para melhorar suas finanças e investimentos.

Fonte: CNBC

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.