O que é viés egocêntrico?

Viés egocêntrico é um viés cognitivo que nos induz a supervalorizar nossas próprias capacidades, nos fazendo acreditar que somos melhores do que realmente somos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Como todo viés cognitivo, o viés egocêntrico nos induz a avaliações e comportamentos irracionais.

Na maioria das vezes, o viés egocêntrico faz com que confiemos demasiadamente em nossas próprias ações, acreditando que somos mais importantes para o mundo do que realmente somos.

Em outras palavras, às vezes, tendemos a achar que o mundo gira em torno de nós mesmos.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o viés egocêntrico?

Uma das principais causas do viés egocêntrico é porque a maioria das pessoas sabe mais sobre si mesma do que sobre os outros. 

Isso é verdade em parte porque as pessoas tendem a prestar mais atenção a si mesmas do que aos outros.

Além disso, as pessoas têm acesso privilegiado a informações sobre si mesmas (como pensamentos privados e emoções) que não estão disponíveis para os outros. 

Por ser tão abundante, as informações sobre o eu podem exercer uma influência desproporcional sobre vários tipos de julgamentos, o que induz ao viés egocêntrico. 

Como exemplo do viés egocêntrico, considere como as pessoas dividem o crédito por empreendimentos colaborativos. 

Quando os indivíduos trabalham juntos em uma tarefa, cada pessoa tende a atribuir a si mesma um pouco mais do crédito para o resultado do grupo do que os outros acham que merece. 

Isso ocorre em vários tipos de situação, como quando uma equipe de vendas trabalha para comercializar um novo produto ou alunos que colaboram em uma tarefa de classe.

Causas do viés egocêntrico

Várias são as possíveis razões para o viés egocêntrico.

O primeiro motivo se deve às limitações do nosso sistema cognitivo, e particularmente devido à maneira imperfeita de processar informações.

Como já dito, o viés egocêntrico ocorre principalmente devido ao fato de que passamos a maior parte do tempo vendo as coisas de nossa própria perspectiva.

Consequentemente, mesmo quando percebemos que devemos ajustar nossa perspectiva para ver as coisas através dos olhos de outras pessoas, tendemos a ancorar essa nova perspectiva na nossa.

Dessa forma, muitas vezes deixamos de ajustar suficientemente o nosso ponto de vista original para avaliar adequadamente as situações de uma maneira mais ampla.

Outra causa do viés egocêntrico é que tendemos a relembrar as nossas próprias contribuições com mais facilidade do que a dos outros. 

As ideias com as quais contribuímos em uma reunião de vendas ou as horas que passamos na biblioteca são mais fáceis de lembrar do que os esforços feitos pelos outros integrantes do grupo. 

Sendo assim, quando chega a hora de determinar a parcela de crédito de cada colaborador, a relativa facilidade com que nossas próprias contribuições vêm à mente faz com que pareçam mais numerosas do que realmente são, o que nos leva a superestimá-las. 

Como evitar o viés egocêntrico?

Ter controle sobre o viés egocêntrico pode ser útil em uma variedade de situações, pois pode nos ajudar a evitar ilusões que podem nos prejudicar em vários momentos.

Antes de tudo, é preciso desenvolver a consciência da presença do viés egocêntrico na nossa mente, pois saber da existência de um problema é a melhor forma de tratá-lo.

Feito isso, o próximo passo é buscar identificar outras perspectivas. A consideração de pontos de vista alternativos pode reduzir  o viés egocêntrico em alguns casos.

Uma forma eficiente de fazer isso é considerar argumentos que contradizem sua posição atual. 

Isso permitirá que você entenda por que as pessoas apóiam uma postura oposta e o ajudará a avaliar suas próprias crenças de maneira mais racional.

Ao considerar pontos de vista alternativos, geralmente é melhor conversar com as pessoas que defendem esses pontos de vista diretamente, em vez de tentar imaginar como é sua perspectiva.