O que são Valores Mobiliários?

Os valores mobiliários ou títulos financeiros são títulos de crédito, conhecido como obrigação e títulos de propriedade, chamados ações.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Os títulos são contratos de investimento que provêm direito de parceria, de participação ou remuneração, os rendimentos são obtidos através do esforço do empreendedor ou de terceiros.

Os títulos são emitidos por sociedades anônimas, governamentais ou instituições financeiras e são negociadas diariamente no mercado financeiro, sendo assim controladas, fiscalizadas e regulamentadas pela Comissão Mobiliária de Valores (CVM).

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Esse órgão ajuda na compra e venda de títulos, passando mais segurança, seriedade e transparência aos investidores do mercado financeiro.

Junto a CVM, criou-se o mercado de valores mobiliários que tem o intuito de facilitar e possibilitar a transferência de títulos entre agentes de investimento.

Com a criação do mercado de valores mobiliários, foram surgindo também profissões relacionadas ao mercado como analista e consultor de valores mobiliários.

O analista de valores imobiliários tem como função estudar o mercado e realizar, pesquisas, relatórios, opiniões e divulgá-las ao público em geral.

Geralmente, o analista é uma pessoa física que opera no mercado e detém certificações aprovadas pela CVM, tendo certo entendimento sobre o mercado.

Por outro lado, o consultor de valores mobiliários tem como objetivo aconselhar, orientar e recomendar no mercado financeiro, geralmente os consultores podem ser tanto pessoa física, quanto jurídica.

Essa consultoria sempre é feita sobre investimento sobre o mercado mobiliário e quais as melhores possibilidades dentro dele.

Por fim vale pontuar que as operações ocorridas no mercado mobiliário são realizadas de forma eletrônica, não havendo presença física.

Quais os tipos de Valores Mobiliários?

Com o crescimento e popularidade do mercado mobiliário, criou-se uma lei para regulamentar corretamente esse mercado.

A lei 10303/2001 entrou em vigor com o intuito de regulamentar e designar quais títulos seriam negociados no mercado mobiliário brasileiro. Os títulos são esses:

  • Ações, debêntures e bônus de subscrição;
  • Cédulas de debêntures;
  • Certificados de depósito de valores mobiliários;
  • Contratos futuros de operações e outros derivativos, cujos ativos subjacentes são valores mobiliários;
  • Cotas de fundos de investimento em títulos mobiliários ou de clubes de investimento em qualquer ativo;
  • Cupons, direitos, recibos de subscrição e certificados de desdobramento relativos à valor mobiliário;
  • Outros contratos derivativos, independentemente dos ativos incluídos.
  • Com isso, a lei retirou do mercado mobiliário os títulos da dívida pública federal, estadual ou municipal e os títulos cambiais de responsabilidade de instituição financeira, menos as debêntures.

Como negociar os Valores Mobiliários?

Os títulos mobiliários são negociados no Sistema Financeiro Nacional (SFN) e é por meio dele que as pessoas podem aplicar seu dinheiro e adquirir quaisquer um dos valores mobiliários regulamentados.

As pessoas que aplicam seu dinheiro no mercado de valores são denominadas “poupadores” ou “tomadores”.

Os poupadores são pessoas que detém o dinheiro e aplicam no mercado para rentabilizar em cima dos títulos mobiliários.

Já os tomadores são organizações públicas ou privadas que captam recursos através do mercado para financiar seus custos e atividades.

Devido a essa dinâmica os tomadores e poupadores conseguem realizar trocas entre si, onde os tomadores pegam emprestado recursos em troca de juros e lucros pagos aos poupadores.

O mercado de valores mobiliários é dinâmico e consistente realizando operações diárias de compra e venda de títulos com operações de pequeno ou longo prazo.

Existe também os investidores que realizam compra de títulos para rentabilizar em cima deles, são uma forma de lucrar no mercado mobiliário.

Como em todas operações no mercado financeiro existe um risco e é necessário o estudo do mercado a fim de evitar grandes perdas nos investimentos.

Os investidores também devem estar atentos a quais as regras para sempre realizarem bons negócios no mercado mobiliário.