A Vale (VALE3) informou que o primeiro navio Guaibamax equipado com o sistema de velas rotativas a serviço da Vale iniciará viagem nos próximos dias.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O navio possui capacidade de transporte de 325 mil toneladas de minério de ferro e pelotas e contará com cinco velas rotativas instaladas ao longo da embarcação que permitirão um ganho de eficiência de até 8% e uma consequente redução de emissão de até 3,4 mil toneladas de CO2 equivalente por navio por ano.

"Caso o projeto comprove-se eficiente, estima-se que pelo menos 40% da frota à serviço da Vale esteja apta a utilizar a tecnologia”.

“O início da operação de navios equipados com velas rotativas faz parte do portfólio de iniciativas da Vale na área de navegação, que inclui ainda a tecnologia Air Lubrication e a adoção de navios multicombustível", diz a empresa em comunicado ao mercado.

Segundo a mineradora, essas ações contribuem para atingir o compromisso de redução de 15% das emissões líquidas de escopo 3 até 2035.

Adicionalmente, a Vale busca reduzir suas emissões absolutas de Escopos 1 e 2 em 33% até 2030 e atingir a neutralidade até 2050, em linha com o Acordo de Paris, liderando o processo de evolução para mineração de baixo carbono. 

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Tecnologia de Velas Rotativas 

As velas rotativas são rotores cilíndricos, com quatro metros de diâmetro e 24 metros de altura.

Em contato com a vela em rotação, o ar passa a se mover em diferentes velocidades ao longo de sua superfície, resultando em uma variação de pressão que por sua vez impulsiona a embarcação à frente.

Em efeito semelhante ao das bolas de futebol, tênis e golfe que realizam curvas durante o voo, um fenômeno conhecido como "efeito Magnus".

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Resultado da Vale no Primeiro Trimestre de 2021

O resultado da Vale (VALE3) no primeiro trimestre de 2021 (1t21), divulgado no dia 26 de abril, apresentou um lucro líquido de R$ 30,5 bilhões no 1t21, apresentando crescimento de 4.695,6% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

O Ebitda da Vale atingiu R$ 45,7 bilhões no 1t21, apresentando alta de 253,9% na comparação com o 1t20.

A Margem líquida da Vale atingiu 43,6% no 1t21, apresentando crescimento de 41,6 pontos percentuais na comparação com o 1t20.

As ações da Vale (VALE3) acumulam alta de 1,62% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 157,01% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Estadão Conteúdo.