O que é Unctad?

A UNCTAD - Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento foi criada em 1964, em Genebra, Suíça, no contexto das discussões de liberalização do comércio no Acordo Geral de Tarifas e Comércio.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A Unctad é o órgão da Assembleia Geral das Nações Unidas que visa promover integração de países em desenvolvimento na economia mundial e atual, tendo como função a discussão para deliberações intergovernamentais, apoiado por debates com especialistas e intercâmbio de experiências.

O órgão também tem como responsabilidade coordenar missões de paz, analisar e preparar relatórios sobre o meio ambiente ou direitos humanos, organizar as conferências internacionais, entre outros.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Além disso, a Unctad desenvolve pesquisas, análises de políticas e coleta de dados para debates de representantes do governo e especialistas.

A organização desenvolve projetos, majoritariamente, com os governos dos Estados-membros, tanto a nível regional quanto aos níveis nacional e mundial.

Com isso, a Unctad ajuda os países a usarem as trocas comerciais, os investimentos e a tecnologia para a construção de uma economia global integrada e alinhada com o desenvolvimento sustentável. 

Além de existir a realização de eventos com a participação do setor privado, como o Fórum Global de Investimentos (FGI).

Atuação da Unctad no Brasil

O Brasil sempre foi um grande membro ativo na UNCTAD, ele também foi o país que impulsionou a execução do órgão e a sua institucionalização.

Para o Brasil a organização, era necessário para direcionar as discussões que eram a reforma das estruturas e os investimentos internacionais, o Brasil conserva uma visão para não se limitar a atividade de assistência técnica.

Os relatórios da Unctad, possuem grande base de dados econômicos e comerciais, são ferramentas necessárias para a elaboração para formar um plano estratégico para as negociações do Brasil na OMC, auxiliando na promoção comercial de iniciativa brasileira.

Na Unctad o Sebrae também coopera com frequência. O relatório que é oferecido pelo Sebrae desde 1993, o empretec que o assunto central é o empreendedorismo e foi criado de alguns métodos elaborados pela instituição, com isso é verificado o empreendedorismo mundialmente.

O Fórum de Negócios entre a América Latina e África, no Rio de Janeiro, foi patrocinado pelo Sebrae.

Em intervalos de quatro anos, os países que são membros, logo, todos os países das Nações Unidas, podem realizar uma reunião via conferência para delimitar as estratégias para o próximo período de atuação.

No final foi reafirmado, de modo a preservar o organismo nas áreas dos PEDs, reafirmando sua atuação nas áreas importantes, na atuação da Unctad e balanceando os três pilares.

De acordo com a conferência, foi determinado a criação de peritos intergovernamentais (IGEGs) sobre o comércio eletrônico e economia digital e também sobre financiamentos para auxiliar no desenvolvimento, e para beneficiar os países membros.

Agenda 2030 da Unctad

A Agenda 2030 é um planejamento de ação que visa indivíduos, planeta e prosperidade, buscando o fortalecer o mundo. São determinados 17 objetivos para desenvolvimento sustentável e 169 metas.

Esses objetivos são necessários para poder erradicar a pobreza e proporcionar vida digna para todos, levando em consideração os limites do planeta.

A agenda clara para quaisquer países que quiser possa seguir, tendo em consideração suas prioridades, atuando assim de forma coletiva. Normalmente esses planos são para todos, governo, sociedade, empresa, academia e para você.

Os países entraram em com relação ao desenvolvimento sustentável, protegendo o meio ambiente e com foco nas pessoas, logo, são partes essenciais.

No Rio+20 ficou reconhecido que as metas seriam úteis para uma ação mundial, logo, foi lançada uma base para processos intergovernamentais que pudessem ser abrangentes e transparentes, acessível à parte que tivesse interesse, para desenvolver os objetivos sustentáveis.