O que é Tabela SAC?

A tabela do SAC é um sistema de amortização, que atua continuamente durante todo o processo de transação, ou seja, o valor da amortização permanece inalterado durante todo o processo de parcelamento mensal do financiamento, e o valor dos juros mensais varia até o final da dívida.

Como o nome sugere, a tabela SAC visa reduzir a dívida em um valor constante. Em outras palavras, a amortização é constante e fixa.

No entanto, isso não significa que o devedor pagará o mesmo valor em prestações, pois os juros ainda devem ser incluídos. Nesse caso, será diferente com o tempo.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Nos primeiros meses é maior essa participação de juros, e essa presença diminuirá com o tempo. 

Como funciona a Tabela SAC?

Pela Tabela SAC (Sistema de Amortização Constante), o valor da amortização do saldo devedor é o mesmo do início ao fim do financiamento, mas as prestações são decrescentes por causa dos juros.

Como exemplo, imagine que você faça um financiamento de R$ 10 mil para pagar em 10 vezes. O valor da amortização será de R$ 1 mil por mês.

Entretanto, a parcela será variável porque o juro diminui à medida que o saldo devedor vai sendo pago. 

Assim, o componente juro faz a parcela diminuir. É um tipo de tabela muito comum em financiamentos de longo prazo, como de imóveis.

Em termos de amortização, a tabela do SAC fornece um sistema em que o peso das parcelas no início do pagamento é maior e diminui com o tempo, como vimos anteriormente.

À medida que a participação diminui, isso terá um impacto psicológico positivo no mutuário. Portanto, pode ser considerado um benefício do modelo.

Por outro lado, como resultado direto desse processo, também há um valor maior no início, caso ele não se prepare totalmente para o custo, pode ser pressionado no bolso do consumidor.

Algumas empresas até oferecem um período de carência para amortização. Em outras palavras, há parcelas somente com juros nos primeiros meses, e o empréstimo em si será quitado algumas semanas após a assinatura do contrato.

Qual a diferença da Tabela SAC x Price?

A tabela do SAC reduz gradualmente o valor dos juros cobrados sobre cada empréstimo ou financiamento. Portanto, as prestações mensais são reduzidas.

Mas também existe um sistema de amortização relacionado às operações financeiras: tabelas price.

Na tabela price, do início ao fim da liquidação da dívida, as prestações têm sempre o mesmo valor. No entanto, o valor da amortização da dívida e o valor dos juros nem sempre são iguais em cada período.

Normalmente, a primeira parcela é destinada ao pagamento de juros. Quanto mais perto do fim da dívida, maior a amortização, mas menor a taxa de juros.

Mas, na prática, isso significa que o parcelamento será corrigido ao longo do processo de liquidação da dívida.

A tabela price é perfeita para quem insiste em parcelas mensais fixas para garantir um orçamento estável.

Vale a pena distinguir: as tabelas SAC são usadas para contratos de empréstimo e financiamento mais longos. Já a tabela Price é destinada, normalmente, a operações de curto prazo.

Não existe um modelo que é melhor do que o outro, mas sim aquele no qual melhor se enquadra às condições específicas do tomador do empréstimo.

A Tabela SAC oferece a amortização fixa, mas com parcelas maiores. Já a diferença na Tabela Price, é a amortização é crescente, enquanto que as parcelas não se modificam.

O ideal é entender as condições e avaliar qual dos modelos melhor atende às necessidades do empréstimo.