O bilionário T. Denny Sanford é dono do First Premier Bank, especializado em oferecer cartões de crédito a mutuários de alto risco.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Com apenas 17 agências, o banco é um dos maiores emissores de Mastercards, muitos deles com taxas exorbitantes e limites baixos.

Além de magnata dos cartões, Sanford é um dos maiores filantropos dos Estados Unidos e diz que quer morrer falido. 

Ele chegou a firmar esse compromisso assinando o The Giving Pledge, de Bill Gates, Melinda French Gates e Warren Buffett, mas foi expulso do movimento que reúne bilionários que prometem doar a maior parte de sua riqueza depois de ter sido investigado por pornografia infantil, em 2019.

A investigação foi encerrada em 2022 sem quaisquer acusações apresentadas contra o bilionário.

Sanford, cuja riqueza é estimada em US$ 2,1 bilhões pela Forbes, é a pessoa mais rica do estado americano de Dakota do Sul e o 1516º bilionário no ranking dos mais ricos de 2023.

Conheça mais da trajetória do dono do First Premier Bank.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Quem é T. Denny Sanford

T. Denny Sanford é um empresário e filantropo americano, fundador do First Premier Bank e presidente e CEO de sua holding, a United National.

Vida e carreira

Thomas Denny Sanford nasceu em 23 de dezembro de 1935, em Saint Paul, Minnesota, Estados Unidos.

Sua mãe emigrou da Suécia ainda adolescente com os pais, estabelecendo-se na zona sul de Chicago. Ela morreu de câncer de mama quando Sanford tinha quatro anos.

Seu pai era o caçula de 10 filhos e cresceu em uma fazenda em Illinois. 

Depois que seus pais casaram, eles se estabeleceram em St. Paul, onde adquiriu a parte de roupas do negócio de distribuição de seu empregador. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O primeiro emprego de T. Denny Sanford foi aos 8 anos, varrendo o chão do armazém, estocando prateleiras e fazendo tarefas de limpeza na loja de seu pai.

Quando Sanford tinha 11 anos, seu pai se casou novamente e logo ele teve um meio-irmão mais novo.

Logo após terminar o ensino médio, Sanford foi preso por beber e brigar, sendo condenado à detenção juvenil. Ele foi libertado mais cedo com a condição de ir para a universidade.

Quando estava na Universidade de Minnesota, seu pai morreu. 

“Temos muitas doenças cardíacas na minha família. Meu pai teve vários ataques cardíacos durante minha infância. Meu irmão mais velho teve um ataque cardíaco fatal aos 40 anos. Eu também tive um ataque cardíaco aos 44 anos, mas tenho tido boa saúde desde então", disse em entrevista.

Sanford se formou em 1959 e ingressou na Armstrong Cork Company como representante de vendas.

Mais tarde começou a trabalhar por conta própria como representante de um fabricante de materiais de construção até que fundou a Contech Inc., uma empresa que fabricava selantes, revestimentos e adesivos. 

Posteriormente, vendeu a Contech e abriu uma empresa de capital de risco.

Em 1986, comprou a United National Corporation em Sioux Falls, um pequeno banco em Sioux Falls, Dakota do Sul, renomeado First Premier Bank.

Mais tarde entrou no negócio de cartão de crédito com a Premier Bankcard.

Logo, tinha uma carteira de US$ 1 bilhão em empréstimos de cartão de crédito.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O sucesso de suas empresas ajudou a economia de Dakota do Sul e ele se tornou o homem mais rico do estado americano.

Em 2001 Sanford se estabeleceu como um dos principais filantropos do país ao formar sua fundação para doações de caridade.

Seu foco inicial era ajudar crianças doentes, desfavorecidas, abusadas e/ou negligenciadas. 

Para esse fim, apoia a Children's Home Society em Dakota do Sul e também doou dinheiro para construir o Hospital Infantil Sanford em Sioux Falls, bem como o Centro Pediátrico da Clínica T. Denny Sanford Mayo em Rochester MN; e o Centro Pediátrico T. Denny Sanford do Florida Hospital for Children. 

Ele também doou fundos para a Escola de Medicina Sanford da Universidade de Dakota do Sul para seu novo programa de residência pediátrica.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Posteriormente voltou-se também para os campos da pesquisa científica e médica. 

Ele apoia o Sanford Underground Research Facility em Lead, Dakota do Sul, e o programa de ciências cibernéticas da Dakota State University. 

Ele também doou substancialmente para o Sioux Valley Health System em Sioux Falls (agora Sanford Health), cujas principais iniciativas incluem o desenvolvimento de clínicas infantis em todo o mundo e cujo centro de pesquisa se concentra em encontrar uma cura para o diabetes tipo 1, informa seu site.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.