O que é Stock Option?

Um Stock Option de ações dá ao investidor o direito, mas não a obrigação, de comprar ou vender uma ação por um preço e data acordados.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Existem dois tipos de opções: opções de venda, que é uma aposta de que uma ação vai cair, ou call, que é uma aposta de que uma ação vai subir.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funcionam as opções?

Em termos de avaliação de contratos de opções, trata-se essencialmente de determinar as probabilidades de eventos de preços futuros. Quanto mais provável for que algo aconteça, mais cara seria a opção de lucrar com esse evento.

Por exemplo, o valor de uma opção de compra aumenta à medida que o estoque (subjacente) sobe. Esta é a chave para entender o valor relativo das opções.

Quanto menos tempo houver até o vencimento, menor será o valor de uma opção. ,

Isso ocorre porque as chances de um movimento de preço no estoque subjacente diminuem à medida que nos aproximamos do vencimento.

Se você comprar uma opção de um mês que está fora do dinheiro e o estoque não se move, a opção se torna menos valiosa a cada dia que passa.

Como o tempo é um componente do preço de uma opção, uma opção de um mês será menos valiosa do que uma opção de três meses.

Isso ocorre porque, com mais tempo disponível, a probabilidade de um movimento de preço a seu favor aumenta e vice-versa.

A mesma opção valerá menos amanhã do que hoje se o preço das ações não se mover. A volatilidade também aumenta o preço de uma opção, porque a incerteza aumenta as chances de um resultado.

Se a volatilidade do ativo subjacente aumenta, grandes oscilações de preço aumentam as possibilidades de movimentos substanciais tanto para cima quanto para baixo.

Maiores oscilações de preço aumentarão as chances de um evento ocorrer. Portanto, quanto maior a volatilidade, maior será o preço da opção. 

A negociação de opções e a volatilidade estão intrinsecamente ligadas uma à outra desta forma.

Na maioria das vezes, os detentores optam por realizar seus lucros negociando (fechando) sua posição.

Isso significa que os detentores das opções vendem suas opções no mercado e os lançadores compram suas posições de volta para o fechamento.

Apenas cerca de 10% das opções são exercidas, 60% são negociadas (encerradas) e 30% expiram sem valor.

As flutuações nos preços das opções podem ser explicadas pelo valor intrínseco e valor extrínseco, também conhecido como valor de tempo. O prêmio de uma opção é a combinação de seu valor intrínseco e valor de tempo.

O valor intrínseco é o valor in-the-money de um contrato de opções, que, para uma opção de compra, é o valor acima do preço de exercício que a ação está negociando.

O valor do tempo representa o valor agregado que um investidor tem que pagar por uma opção acima do valor intrínseco. Este é o valor extrínseco ou valor de tempo.

Tipos de opções

As opções americanas podem ser exercidas a qualquer momento entre a data de compra e a data de vencimento. As opções europeias são diferentes das opções americanas, pois só podem ser exercidas no final de suas vidas úteis, na data de vencimento.

A distinção entre opções americanas e europeias não tem nada a ver com geografia, apenas com exercício precoce. Muitas opções sobre índices de ações são do tipo europeu.

Como o direito de exercício antecipado tem algum valor, uma opção americana normalmente acarreta um prêmio mais alto do que uma opção europeia idêntica. 

Isso ocorre porque o recurso de exercício antecipado é desejável e exige um prêmio.