De onde menos se esperava surpresa, foi daí que não veio mesmo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

E isso é ótimo em se tratando de uma empresa de quem esperamos bons dividendos.

A não surpresa é ainda mais relevante em tempos de Covid-19, que desidratou a fonte de dividendos gordos e constantes da carteira para 2020, que eram os bancos.

Está tudo bem… espere só por 2021.

A Sanepar (SAPR11) divulgou seu resultado do segundo trimestre e a surpresa foi por conta da falta de surpresa, como se não houvesse crise.

De fato, sendo água e esgoto tão essenciais na vida de todos nós, esse seria um dos últimos ou mesmo o último segmento a ser afetado pela pandemia.

A sua receita, de água e esgoto cresceram 5,2% e 6,3%, comparado com o mesmo trimestre de 2019.

Essa alta foi causada em parte por reajuste tarifários, em parte pela ampliação das ligações (mais clientes).

Do lado da entrada de recursos, portanto está tudo bem. 

E da saída?

Os custos e despesas operacionais da empresa caíram 1,7% de 2019 para 2020. 

Ou seja, ela foi operacionalmente mais eficiente neste período, uma vez que aumentou suas receitas e conseguiu ao mesmo tempo diminuir seus custos e despesas.

Mas para chegarmos lá no lucro líquido, ainda temos que passar por outros aspectos importantes: o resultado financeiro da empresa.

É a diferença do que ela ganha de dinheiro com juros e aplicações financeiras e o que ela gasta com juros de empréstimos ou perde em aplicações financeiras. 

Enfim, o resultado dessa gestão financeira apresentou melhora.

Saiu de um resultado negativo de 44,6 milhões em 2019, para 31,7 milhões de reais também negativos agora no segundo trimestre deste ano.

Descendo mais algumas linhas no resultado da empresa, chegamos finalmente ao que nos interessa que é o lucro líquido, de onde sairão nossos tão esperados dividendos.

O lucro líquido apresentado foi de 284 milhões, 22% maior do que o mesmo trimestre de 2019.

Temos que ir um pouco mais longe na análise e verificar além desses grandes números, outros como a geração de caixa da empresa e seu endividamento.

O caixa é o sangue que corre nas veias da empresa.

Sem ele nada feito. É o dinheiro no bolso da empresa mesmo, não o que está “a receber”.

A empresa pode colocar dinheiro no bolso através de suas atividades operacionais, vendendo ativos ou pegando dinheiro no banco.

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

Como investidor, queremos ver uma forte geração de caixa nas atividades operacionais.

As outras são ou finitas e não recorrentes, no caso da venda de ativos ou perigosas se mal dimensionadas, como no caso dos empréstimos.

Enfim, a geração de caixa operacional da empresa foi 25% maior no segundo trimestre de 2020 com relação a 2019. O que é ótimo. Afinal é na sua operação que queremos que ela ganhe dinheiro mesmo.

Do lado do endividamento, está tudo sob controle. 

A empresa tem uma dívida sim, mas ela representa apenas 1,3 vezes o seu EBITDA, que é uma aproximação da sua geração de caixa. Ou seja, ela mostra capacidade de sobra para manter-se em dia com suas obrigações.

A fotografia da SANEPAR neste trimestre foi linda.

Mas como investir está mais para um filme do que para uma fotografia, você ainda deveria olhar para trás e ver se os resultados, como os atuais, já vêm acontecendo de longa data e olhar para frente e ver se identifica alguma ameaça na continuidade deles.

Fiz isso por você já e posso afirmar que os bons resultados da Sanepar não são de hoje. Ela vem entregando bons resultados a tempo. E melhorando.

Olhando para frente, temos uma crise hídrica no estado do Paraná que pode pressionar os resultados do próximo trimestre. 

Mas isso é curto prazo.

No longo prazo, com o novo marco do saneamento, sua estrada para a prosperidade está pavimentada.

Por isso, Sanepar é uma das nossas empresas favoritas no Canal Seleção de Dividendos.

Abraço,

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.