O fundador da FTX, Sam Bankman-Fried, foi condenado a 25 anos de prisão pela enorme fraude e conspiração envolvendo sua exchange de criptomoedas. A decisão foi tomada no tribunal federal de Manhattan nesta quinta-feira (28). 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A sentença foi significativamente inferior aos 40 a 50 anos de prisão que os procuradores federais queriam para Bankman-Fried, e muito mais do que os cinco a seis anos e meio sugeridos pelos seus advogados.

“Eles construíram algo realmente lindo e eu joguei tudo fora”, disse Bankman-Fried, 32 anos, sobre seus colegas de trabalho na FTX. “Isso me assombra todos os dias.”

“Tem sido insuportável ver tudo isso acontecer”, disse ele ao juiz Lewis Kaplan. “Os clientes não merecem esse nível de sofrimento. Eu era o CEO da FTX e o responsável.

O procurador dos EUA de Manhattan, Damian Williams, em um comunicado após a sentença, disse: “Samuel Bankman-Fried orquestrou uma das maiores fraudes financeiras da história, roubando mais de US$ 8 bilhões do dinheiro de seus clientes”.

“As suas mentiras deliberadas e contínuas demonstraram um descarado desrespeito pelas expectativas dos seus clientes e desrespeito pelo Estado de direito, tudo para que ele pudesse usar secretamente o dinheiro dos seus clientes para expandir o seu próprio poder e influência”, disse Williams.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O principal procurador disse que a sentença não só evitará que Bankman-Fried volte a cometer fraude, mas também é “uma mensagem importante para outros que possam ser tentados a envolver-se em crimes financeiros de que a justiça será rápida e as consequências serão graves.”

A família de Bankman-Fried, em comunicado, disse: “Estamos com o coração partido e continuaremos a lutar por nosso filho”.

Antes de condenar a SBF, Kaplan disse que rejeitou “todo o argumento do réu de que não houve perda” na FTX, chamando essa afirmação de “enganosa, logicamente falha e especulativa”.

Em novembro, um júri condenou Bankman-Fried por sete acusações e responsabilizou-o pelos cerca de US$ 10 bilhões em depósitos de clientes que desapareceram em 2022.

As acusações incluíam fraude eletrônica e conspiração para cometer fraude eletrônica contra clientes da FTX e contra credores do fundo de hedge irmão Alameda Research; conspiração para cometer fraude de valores mobiliários e conspiração para cometer fraude de commodities contra investidores da FTX; e conspiração para cometer lavagem de dinheiro.

O procurador dos EUA de Manhattan, Damian Williams, disse que Bankman-Fried foi o mentor de “uma das maiores fraudes financeiras da história americana”.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Os jurados chegaram ao seu veredicto após apenas cerca de três horas de deliberações . 

Para um julgamento de alto nível que durou um mês, envolvendo quase 20 testemunhas e centenas de provas, os especialistas disseram à CNBC que nunca tinham visto uma decisão tão rápida .

Bankman-Fried planeja apelar de sua condenação e sentença.

Foi uma queda acentuada e rápida para Bankman-Fried, que já foi aclamado como o rei das criptomoedas na indústria.

Fonte: CNBC

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.