O regulador de serviços financeiros do Reino Unido anunciou diretrizes para empresas de serviços financeiros e influenciadores de mídia social que fazem publicidade de criptomoedas memes e outros investimentos em uma tentativa de combater o aumento de fraudes.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A Autoridade de Conduta Financeira (FCA) afirmou em um comunicado terça-feira (26) que qualquer marketing de produtos financeiros, incluindo aqueles expressos em memes, deve ser justo, claro e não enganoso.

O órgão de fiscalização disse que os influenciadores financeiros das redes sociais, ou “influenciadores”, devem ter a aprovação de um representante nomeado pela FCA antes de publicar anúncios e memes sobre produtos e serviços financeiros.

“As promoções não são apenas sobre gostos, são sobre a lei. Tomaremos medidas contra aqueles que promovem produtos financeiros ilegalmente”, disse Lucy Castledine, diretora de investimentos ao consumidor da FCA, em comunicado, republicou a CNBC.

“As redes sociais nem sempre serão o melhor lugar para promover produtos complexos. As empresas precisam considerar se uma plataforma que oferece caracteres ou espaço limitado é o lugar certo para fazê-lo.”

A FCA afirmou que, em 2022, retirou mais de 10.000 anúncios enganosos sobre serviços financeiros.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Memes promocionais

O regulador disse que o uso de memes em promoções é particularmente prevalente na indústria de criptomoedas.

Os memes criptográficos são especialmente predominantes no Telegram, uma plataforma popular entre os entusiastas da moeda digital. Reddit é outro lugar onde a criptografia é amplamente discutida.

A FCA disse ter visto promoções usando memes para estimular certos investimentos em salas de chat.

Os usuários devem estar cientes de que as promoções financeiras nesses canais ainda estarão sujeitas às suas regras, disse a FCA.

A medida faz parte da tentativa da FCA de reprimir o aumento dos golpes financeiros. As fraudes aumentaram acentuadamente durante a pandemia de Covid-19, à medida que mais consumidores recorreram a plataformas online para as suas necessidades bancárias e de investimento.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A FCA tornou-se especialmente agressiva na publicidade criptográfica. 

Em outubro de 2023, a FCA começou a exigir que as empresas que desejam promover investimentos em criptomoedas de consumo no Reino Unido sejam autorizadas ou registradas junto ao regulador, ou que tenham sua comercialização aprovada por uma empresa autorizada.

Fonte: CNBC

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.