O que é Regimes Contábeis?

Regimes contábeis são os tipos de métodos utilizados para registrar as transações financeiras de uma organização.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Há dois tipos de regimes que são utilizados para isso: regime de caixa e regime de competência.

Vejamos um pouco sobre cada um.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Regimes de caixa

Regime de caixa é um regime contábil no qual as contas de receita e despesa só são contabilizadas quando o dinheiro efetivamente entra ou sai do caixa da empresa.

Esse regime é diferente do regime de competência, no qual o registro de entradas e saídas ocorre quando o contrato é de fato realizado.

Ou seja, não é preciso esperar sua confirmação através de entradas e saídas do caixa.

A principal razão de ser do regime de caixa é que nem sempre a compra e o pagamento ocorrem no mesmo momento.

Hoje em dia é comum o parcelamento de compras. 

Muitas vezes ocorre da compra ser paga em um período de tempo longo. Um carro ou uma casa, por exemplo, podem levar anos para serem quitados.

Há casos especiais em que investimentos somente começam a fazer o pagamento da aquisição de bens de capital em períodos de tempo longos, como meses ou anos após a assinatura do contrato de compra.

Inclusive, não é pouco comum consumidores e empresas comprarem e não pagarem.

Sendo assim, uma vez que só será contabilizado o dinheiro que foi de fato recebido e no momento em que foi recebido, temos que o regime de caixa segue o fluxo de caixa da empresa. 

Com isso, caso a empresa receba um valor em parcelas, ele só será computado no momento em que cada uma delas for realmente paga. 

O regime de caixa permite também que a empresa não seja tributada sobre uma receita que ainda não recebeu.

Isso ajuda muitos, pois, em casos de cheques sem fundo ou calotes, por exemplo, o empresário não terá a penalização adicional do tributo referente a receita da venda não efetivada.

Regimes de competência

Regime de competência é um regime contábil no qual o registro de entradas e saídas de uma empresa é feito quando o contrato é de negociação é realizado.

Neste tipo de regime não é preciso esperar o dinheiro entrar no caixa da empresa para contabilizar as receitas ou despesas. 

Na prática, o regime de competência significa que o registro da transação na contabilidade da empresa independe da data de pagamento da negociação, mas sim da data em que o acordo foi fechado.

Por exemplo, caso uma empresa tenha feito uma despesa no mês de janeiro para pagar apenas em agosto, o registro contábil será efetuado em janeiro, sendo esse o mês de competência da despesa. 

O mesmo vale para a empresa que aderiu ao regime de competência e que atuou na parte vendedora.

Ou seja, embora esta vá receber o dinheiro apenas em agosto, os valores da venda já são lançados no mês de janeiro.

O regime de competência é muito importante para uma empresa pois permite organizar as finanças e prever o seu futuro financeiro do negócio.

Os relatórios financeiros gerados sob o método de regime de competência proporcionam importantes informações sobre transações passadas e futuras.

Isso ajuda a empresa a prever o que terá que pagar ou receber nos próximos meses.

O regime de competência é importante até mesmo para as empresas que aderem formalmente ao regime de caixa, pois isso ajuda muito no planejamento financeiro.

Complementaridade dos dois regimes contábeis

Diante do apresentado até o momento, é importante mencionar que ambos regimes contábeis são complementares e não excludentes, pois cada um deles possui pontos fortes e pontos fracos.

O Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) e o Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC) são relatórios complementares e cada um deles possui propósitos diferentes. 

Muitas vezes a companhia pode ter um grande volume de vendas, produtos com boas margens, e apresentar lucro no DRE. 

Porém pode ter seus prazos de pagamento e recebimentos mal dimensionados, ficando assim sem disponibilidade de dinheiro em caixa, e isso é obtido exatamente pela leitura do DFC.

Assim, é importante ter noção tanto das transações que a empresa fez quanto das que fará no longo prazo.

Enquanto que o regime de competência dá um panorama geral da empresa, frente a um período de tempo maior, o regime de caixa ajuda a compreender as necessidades de curto prazo, referente ao tanto de dinheiro que se tem hoje.

Caso tenha dúvidas como como fazer o gerenciamento financeiro de sua empresa, contrate um serviço de contabilidade

O contador é o melhor profissional disponível para te auxiliar a planejar a parte financeira e indicar qual o melhor caminho para o sucesso de sua empresa.