Pierre Omidyar fundou a empresa de leilões online eBay em 1995 para oferecer às pessoas acesso simples aos mercados.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O bilionário da tecnologia agora se dedica à filantropia e ao "jornalismo independente e original" ao fundar a First Look Media, empresa controladora do site de notícias online The Intercept e da empresa de entretenimento Topic Studios.

Seu patrimônio é estimado em US$ 6,5 bilhões pela Forbes, o que o coloca na 223ª posição na lista dos maiores bilionários de 2023.

Conheça mais da trajetória de um dos pioneiros da Internet.

Quem é Pierre Omidyar 

Pierre Omidyar é empreendedor, engenheiro de software e filantropo francês-americano, fundador do eBay, um dos maiores sites de comércio eletrônico do mundo, do qual atuou como presidente de 1998 a 2015.

Ele também é o fundador da organização First Look Media, que se dedica a apoiar vozes independentes por meio de sites como o The Intercept.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Vida e carreira

Pierre Morad Omidyar, nasceu em 21 de junho de 1967, em Paris, filho de pais iranianos que emigraram para a França em busca de maiores oportunidades e ensino superior. 

Por causa do trabalho de seu pai médico, a família mudou-se para os Estados Unidos ainda jovem quando Omidyar tinha 6 anos.

Fascinado por computadores, se formou na Tufts University em ciência da computação, em 1988.

Após se formar, Omidyar foi contratado pela Claris, subsidiária da Apple responsável pelo desenvolvimento do software para Macintosh. 

Em 1991, ele co-fundou a Ink Development Corp, um embrião de um projeto voltado para comércio digital, com três amigos. A empresa posteriormente foi renomeada para eShop Inc e foi adquirida pela Microsoft por aproximadamente US$ 50 milhões. 

Em 1995, enquanto era engenheiro de serviços de desenvolvedor da General Magic, uma empresa de plataforma de comunicação móvel, Omidyar começou a escrever o código de programação do que viria a se tornar o eBay. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O site ganhou corpo tornando-se o Auction Web, uma ferramenta voltada para leilões pessoais online de objetos colecionáveis, mais tarde renomeada eBay.

O primeiro produto vendido no site foi um ponteiro laser quebrado. Omidyar ficou surpreso com o fato de alguém pagar por isso. 

Depois de incorporar uma pequena taxa a cada venda, o site expandiu. 

Quando a receita logo ultrapassou seu salário na General Magic, Omidyar decidiu dedicar toda a sua atenção ao seu novo empreendimento. 

Entre as novidades implementadas pelo site está o Fórum de Feedback, que permitiu que compradores e vendedores avaliassem uns aos outros quanto à honestidade e confiabilidade. 

Dos itens colecionáveis, o site rapidamente se expandiu para uma vasta gama de itens vendáveis, incluindo móveis, eletrônicos, eletrodomésticos, carros e outros veículos. 

Pierre Omidyar mudou o nome da empresa para eBay em 1997.

Em 1998, o eBay abriu o capital. Na época, o site tinha mais de um milhão de usuários registrados. 

O preço das ações quase triplicou no primeiro dia de negociação tornando Omidyar um bilionário.

Em 2002, o eBay comprou a empresa de pagamentos online PayPal e a  desmembrou em 2014. 

Após quase duas décadas como presidente, em 2015 Omidyar anunciou que deixaria o cargo e assumiria o posto no conselho do grupo, onde permaneceu até setembro de 2020. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ele continua sendo o maior acionista individual da empresa mesmo após iniciar as vendas de sua participação no negócio.

De 2005 a 2020, Omidyar doou pelo menos 9,6 milhões de ações do eBay por ano, segundo a Forbes.

Após o eBay, Omidyar passou a se dedicar às causas da mídia e da liberdade de expressão.

Em 2014, fundou o grupo de notícias investigativas The Intercept.

Ele também se envolveu com a produção de filmes, e seu filme Spotlight  ganhou o Oscar de Melhor Filme de 2015 por retratar a investigação do Boston Globe sobre abusos sexuais cometidos por padres católicos, informa seu site.

Omidyar é conhecido por apoiar startups em todo o mundo através de sua fundação filantrópica, a Omidyar Network (ON).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A ON investe em empresas de impacto social, direitos civis e digitais, educação através da “rede global de inovadores, empreendedores, tecnologistas, militantes, investidores, ativistas e organizações comprometidas em enfrentar os assuntos mais prementes de nosso tempo”,.

Pierre Omidyar mora no Havaí com sua esposa, Pam.

Ele possui participações em propriedades de resort na Califórnia e no México e está desenvolvendo imóveis em Cabo San Lucas, no México, informou a Forbes.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.