Especialista em mercado de capitais, escritor, roteirista de televisão e aviador amador, o carioca Ivan Sant’Anna é muitos dentro de um só. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Diplomado em mercado de capitais pela Universidade de Nova York, Ivan trabalhou durante quase 40 anos como corretor das bolsas do Rio, Nova Iorque e Chicago.

Foi trader, dono de corretora, sócio de um banco e se tornou uma das maiores referências do mercado financeiro brasileiro, participando de seu desenvolvimento desde 1958.

Sentiu na pele as sensações de ser um dos mercadores da noite, título de seu best-seller, atualmente ele se dedica à literatura com diversos livros no currículo.

Como os Milionários Investem? Baixe Grátis o Livro Digital "Onde Investir R$ 1 milhão".

Quem é Ivan Sant'Anna

Ivan Sant'Anna é um investidor e escritor brasileiro.

Diplomado em mercado de capitais, trabalhou por 37 anos nos mercados financeiros brasileiro e americano, antes de se tornar autor de livros best-sellers como “Os Mercadores da Noite” e “1929 - Quebra da Bolsa de Nova York”.

Vida e carreira

Ivan Sant'Anna nasceu em 1940 no Rio de Janeiro.

Diplomado em Mercado de Capitais pela School of Business Administration da Universidade de Nova Iorque, começou a trabalhar no mercado financeiro aos 18.

Foi trader de 1958 até 1995 e ajudou a escrever a História do mercado financeiro no Brasil trabalhando como corretor das Bolsas do Rio, Nova York e Chicago.

Ivan esteve presente nos tempos altos e baixos das finanças, negociando commodities, ações e títulos

Admirado pela sua personalidade ousada, seu fundo de alto risco rendeu fortunas multimilionárias.

Ivan Sant'Anna chegou a ficar muito rico, perdeu tudo e se reergueu.

Vindo de uma família cheia de escritores, como os irmãos Sérgio Sant´Anna, autor de Confissões de Ralfo, A Senhorita Simpson, O livro de Praga, Amazona e Sonia Sant`Anna, autora de livros infantis e também para adultos, como Inconfidências mineiras e Barões e escravos do café, Ivan não seria diferente.

Como escritor, é autor de obras como Rapina, Caixa Preta, Perda Total e Os Mercadores da Noite, que teve os direitos comprados por Hollywood para virar filme.

Também atuou também como roteirista da série Carga Pesada e Linha Direta da TV Globo.

Aos 82 anos, Ivan vive do dinheiro que acumulou durante sua carreira e se dedica a ajudar investidores comuns a investir melhor.

Carreira de Ivan Sant'Anna no mercado financeiro

Ivan Sant'Anna atuou por quase 40 anos no mercado financeiro fazendo trade e como corretor nas bolsas brasileira e norte-americana. 

Em coluna publicada na Inversa Publicações e reproduzida no site Seu Dinheiro, Ivan diz que a época em que mais trabalhou foi durante o bull market de ações ocorrido no Brasil de 1969 a 1971. 

Ele chegava no escritório às seis da manhã, no horário que o prédio abria e só saía tarde da noite. 

Esgotado, chegou a desmaiar ao volante, em maio de 1970, quando voltava para casa. Só acordou no setor de emergência do hospital.

Como tratamento, o médico impôs um mês de férias. 

Na época trabalhava na Fator, da qual era sócio, diretor operacional e floor trader.

No inverno de 1971, passou a trabalhar no open. Segundo ele, foi a época em que mais se lucrou no mercado, mesmo trabalhando menos. 

"Entre 9 e meio-dia, se negociava dinheiro. De 16 às 17 horas, comprávamos e vendíamos papéis do Tesouro. E só.", conta.

Ivan e alguns outros administradores ficaram conhecidos como “gravatinhas”, pois levavam uma vida extremamente luxuosa com direito a inúmeras viagens, compras de imóveis, carros importados e aviões particulares.

"Pegar um avião na noite de sexta-feira para ver o Fluminense jogar um amistoso em Sevilha, na Espanha, ou assistir a um Grand Prix de Fórmula 1 em Johanesburgo, na África do Sul, sempre voando de primeira classe, era rotina em minha vida", escreveu na coluna da Inversa.

A boa vida acabou em maio de 1977, quando o Banco Central decretou intervenção no Banco Independência e teve que pagar do seu próprio bolso o prejuízo das pessoas que haviam comprado, da Fator, CDBs do banco.

Ele conta que ficou sem nada e vivia do salário de sua primeira mulher.

No ano seguinte, começou a operar nos mercados internacionais de futuros e commodities como broker e trader. 

Seus clientes eram altamente especulativos que aceitavam arriscar 100 a 200 mil dólares para ganhar no mínimo um milhão.

Ivan viria a “quebrar” e se recuperar por mais duas vezes até trocar os números pelas letras.

Depois de seu primeiro livro Os Mercadores da Noite veio Rapina, Armadilha para Mkamba, Caixa-preta, Plano de ataque, 1929 e mais outros treze livros.

Depois do sucesso como escritor, voltou a trabalhar voltado no mercado financeiro em 2017, na Inversa, colaborando com artigos e cursos onde procura transmitir suas experiências, acertos e erros.

Melhor Ação de Dividendos: Receba Renda Extra de Dividendos

Livros de Ivan Sant'Anna

Ivan Sant'Anna é autor de 19 livros. Entre eles se destacam Caixa-Preta, sobre grandes acidentes aéreos, Plano de ataque, sobre ataques terroristas de 11 de setembro e Rapina, sobre corrupção.

Seus best-seller sobre o mercado financeiro são:

1929: Quebra da bolsa de Nova York: a história real dos que viveram um dos eventos mais impactantes do século  

Em 1929, Ivan Sant'Anna descreve os dias, semanas e meses que precederam a quebra da Bolsa de Nova York e o grande colapso do mercado financeiro norte-americano.

Para narrar um dos capítulos mais sombrios do capitalismo mundial, Ivan pesquisou a vida de personalidades e pessoas comuns que tiveram seus destinos afetados.

Os Mercadores da Noite 

Com a experiência de quem atuou na área por mais de 30 anos, Ivan Sant'Anna criou um suspense que tem como cenário o ritmo nervoso dos pregões das grandes bolsas de valores. 

A obra conta a história de Julius Clarence, um operador financeiro extremamente bem-sucedido e seu grande inimigo Clive Maugh. 

Após muitos anos de disputa, Julius cria um plano para destruir o rival e provocar um colapso na economia mundial.

Segundo avaliação da Gazeta Mercantil, "os mercadores da noite tem um enredo que supera, e muito, os 'romances de homens de negócios' lançados às dúzias. Por dois motivos básicos: primeiro, consegue dar uma perspectiva real do que acontece num dos cenários mais fascinantes do mundo, o mercado financeiro global – sem deixar o leitor entediado; segundo, foge do padrão estereotipado de tantas obras do gênero." 

Ivan: 30 lições de mercado 

A obra reúne 30 crônicas extraídas das memórias de Ivan do mercado financeiro, transmitindo ao leitor as melhores lições das seis décadas em que acompanhou esse universo, seja como profissional de investimento, seja como observador.

Suas grandes tacadas, seus maiores erros, o desenvolvimento do mercado de capitais, com seus ciclos, armadilhas e oportunidades. São todos temas que permeiam as 30 lições de Ivan.

Como os Milionários Investem? Baixe Grátis o Livro Digital "Onde Investir R$ 1 milhão".

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.