Quem é Changpeng Zhao, Fundador e CEO da Exchange Binance
|

Quem é Changpeng Zhao, Fundador e CEO da Exchange Binance

CZ foi do zero à bilionário das criptomoedas em menos de um ano.

Por
Atualizado em 29/07/2021

Changpeng Zhao é uma personalidade do universo cripto. O executivo é o nome por trás da maior exchange de criptomoedas por volume de negociações do mundo, a Binance.

CZ, como é conhecido, lançou a Binance em julho de 2017 e, em apenas oito meses, a transformou em uma das maiores bolsas de criptomoedas para investidores de varejo.

A Binance oferece uma ampla gama de serviços e diferentes ativos digitais a clientes em todo o mundo.

Changpeng Zhao está na lista de bilionários das criptomoedas da Forbes com patrimônio estimado em US$ 1,9 bilhões.

Ele já afirmou ter quase 100% do seu patrimônio investido em criptoativos e que só utiliza moedas fiduciárias em último caso.

Conheça mais da trajetória do fundador e CEO da Binance, a criação da exchange e seus investimentos.

Quem é Changpeng Zhao

Changpeng Zhao é um desenvolvedor chinês-canadense, fundador e CEO da Binance, a maior bolsa de criptomoedas do mundo em volume de negociação.

Zhao já foi membro da equipe que desenvolveu o Blockchain.info e também atuou como diretor de tecnologia da OKCoin.

Vida e carreira

Changpeng Zhao nasceu em Jiangsu, na China. Depois que seu pai, um professor rotulado de “intelecto pró- burguês”, foi exilado da China, sua família se mudou para o Canadá, no final dos anos 80.

CZ cresceu em Vancouver e ajudou a sustentar sua família trabalhando em vários empregos na indústria de serviços. Foi funcionário do McDonald’s e trabalhava em turnos noturnos em um posto de gasolina.

Depois de se formar em ciência da computação na McGill University, em Montreal, Zhao foi trabalhar na Bolsa de Valores de Tóquio construindo sistemas para combinar ordens de negociação.

Em seguida, trabalhou no Tradebook da Bloomberg, onde desenvolveu um software para negociação de futuros. 

Em 2005, depois de promovido três vezes em menos de dois anos, CZ deixou o cargo de chefe da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Bloomberg Tradebook Futures e mudou-se para Xangai.

Lá fundou o Fusion Systems, um sistema de negociação de alta frequência para corretores.

A partir de 2013, depois que conheceu o Bitcoin, CZ iniciou seus trabalhos em projetos de criptomoedas.

Ele se juntou ao fundador Ben Reeves e o CEO Nic Cary no Blockchain.info como chefe de desenvolvimento. Hoje, é uma das maiores empresas de criptoativos e blockchain do mundo.

Ele também trabalhou na plataforma de negociação OKCoin como diretor de tecnologia.

Em 2017, Zhao deixou a empresa para iniciar sua própria exchange de criptomoedas chamada Binance.

Em menos de oito meses, Zhao transformou a Binance na maior bolsa de criptomoedas do mundo em volume de negócios.

Banner will be placed here

Exchange Binance

A Binance foi fundada em julho de 2017 a partir de um orçamento colaborativo, chamado ICO (Oferta Inicial de Moedas) de sua própria criptomoeda, a Binance Coin (BNB).

Como especialista em blockchain e sistemas de negociação, Changpeng Zhao logo colocou o ecossistema da Binance entre os primeiros do mercado.

Em menos de um ano, a Binance se tornou a maior plataforma de negociação de criptomoedas do mundo.

Binance foi inicialmente baseado na China, teve que mudar sua sede devido à crescente repressão às criptomoedas no país.

A Binance é uma bolsa global de criptomoedas que fornece uma plataforma para a compra e venda de mais de 100 moedas digitais

Além de ser uma corretora para negociações, a Binance também lançou muitas de suas próprias subplataformas internas, como Labs, Launchpad, Info, Academy, Research, Trust Walle e Charity Foundation. 

A Binance alcançou US$ 2 trilhões em volume total de negócios em 2020 e seu token nativo, Binance Coin (BNB) é a quarta maior criptomoeda em valor de mercado.

Quer Investir em Criptomoedas? Acesse aqui a Maior Corretora do Mundo.

Onde Changpeng Zhao investe

O fundador e CEO da Binance, Changpeng Zhao, possui uma participação estimada de 30% na empresa.

CZ contou em entrevista que não possui moedas fiduciárias e que quase todo o seu patrimônio bilionário está em ativos digitais. 

A maior parte está alocado em Binance Coin (BNB), ativo desenvolvido pela sua empresa.

Ele não informou quais os demais criptoativos e as porcentagens que compõem sua carteira, contudo, revelou que um percentual está em Bitcoin (BTC).

Apesar do patrimônio bilionário, Zhao não possui carros, iates ou relógios sofisticados.

Em entrevista à Bloomberg, disse que os bens físicos que possui são provavelmente insignificantes em relação ao seu patrimônio líquido. 

“É uma mudança de conceito. Não estou usando cripto para comprar moedas fiduciárias, não uso cripto para comprar casas. Eu só quero guardar cripto. E eu não pretendo trocar minhas criptos por dinheiro no futuro”.

Segundo o executivo, antes de comprar Bitcoin, em 2013, estudou sobre o assunto e chegou a vender seu apartamento para investir no ativo digital.

“Demorou um pouco para eu investir. Na época, meu único patrimônio era um apartmento em Xangai. Comprei um pouco de bitcoin e usei, brinquei com ele. E gostei imediatamente. Fiquei desesperado para vender o apartamento, mas demorou um bom tempo. Eu vendi meu apartamento para comprar bitcoin e também larguei o meu emprego”, contou.

Apesar de ser um exemplo de empreendedor de sucesso da indústria de criptoativos, alocar quase a totalidade de sua carteira em criptomoedas é uma estratégia muito arriscada. 

Pode ter dado certo para CZ, mas para reduzir os riscos do investimento em criptomoedas, a maioria dos especialistas não recomenda que se invista mais de 5% nessa classe. 

Como não existe uma regra ou verdade definitiva, o melhor caminho é considerar suas condições e necessidades individuais e investir apenas o que estiver disposto a perder.

Quer Investir em Criptomoedas? Acesse aqui a Maior Corretora do Mundo.

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE
[Nova]
[Nova]