O que é Proposta Larida

Proposta Larida é um plano de ação idealizado para conter a inflação através de um indexador econômico e de uma moeda nacional que não perdesse valor em relação ao dólar.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Escrita, em 1983, pelos economistas André Lara Resende e Pérsio Arida, Proposta Larida foi pensada para combater os elevados índices inflacionários vividos até então.

A ideia norteadora era que, para vencer a indexação, realizaria-se a indexação de todos os preços, inclusive da própria moeda para, assim, vencer a inércia inflacionária.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Origem de Proposta Larida 

Proposta Larida, então, foi escrita em 1983 pelos economistas André Lara Resende e Pérsio Arida, baseada nos estudos de ambos em relação à moeda indexada e inércia inflacionária.

Desde o final da década de 1970, o Brasil sofria com uma alta taxa de inflação e preços elevados, o que prejudicava o consumo dos cidadãos.

A política, na época, era intervencionista, tendo a economia um grande controle do Estado, através de medidas protecionistas, como agir na correção de déficits de contas externas, por exemplo.

Com a reabertura política do país, no governo de José Sarney, a ideia era a retomada da estabilidade macroeconômica, a partir da implementação do Plano Cruzado em 1986.

À época, diversas correntes de economistas discutiam a respeito de quais seriam as medidas econômicas mais eficazes para adotar e reduzir a inflação.

O Plano Cruzado, por exemplo, seguiu a vertente que propunha o congelamento dos preços a partir do primeiro dia de sua vigência, inclusive do preço dos serviços e dos salários.

Por outro lado, outras vertentes econômicas criticavam o congelamento dos preços como forma de sincronizar os preços e uma delas incluía os economistas André Lara Resende e Pérsio Arida.

Em 1983, quando escreveram, juntos, um artigo pelo Departamento de Economia da PUC-Rio, como um “Texto para Discussão” e o apresentaram em uma conferência em Washington, em 1984.

A ideia da Proposta Larida era que todos os contratos pudessem ser denominados através de uma moeda nova, com os reajustes sincronizados ocorrendo voluntariamente e não através de imposição legal.

A preferência seria pela nova moeda, tendo um valor real constante. Assim, a moeda indexada aumentaria o preço conforme correção monetária, com paridade um com o dólar.

A conversão dos contratos na moeda virtual da Proposta Larida era de caráter voluntário, seguindo as livres regulação e decisão de mercado, mantendo um padrão estável com ou sem lastro. 

Porém, na época, foi considerada muito complexa e acabou não sendo aplicada pelo governo brasileiro, que seguiu com medidas de congelamento de preços durante o Plano Cruzado.

Embora ambos economistas tenham participado, também, da equipe do Plano Cruzado, as ideias não estavam exatamente alinhadas ao que defendiam na Proposta Larida.

A hiperinflação seguiu intensa até a implementação do Plano Real, em 1994. Até lá, ocorreram várias trocas de moedas, alterando a unidade de sistema monetário, sem sucesso no combate inflacionário.

Proposta Larida e Plano Real 

Proposta Larida, na época em que foi escrita e, posteriormente, apresentada em conferência, foi criticada, sendo levada em conta apenas em 1994, com a instauração do Plano Real.

Os dois economistas, Lara e Arida, vinham acumulando grande experiência, pois fizeram parte das equipes econômicas do Governo Federal, especialmente nas do Plano Cruzado e do Plano Real.

Assim, várias discussões ocorreram no planejamento do Plano Real, até levarem em conta a moeda indexada, muito semelhante à ideia da Proposta Larida, considerando uma Unidade Real de Valor (URV).

Como plano de ação, no Plano Real, foram efetuados ajustes fiscais antes da troca do padrão monetário, ocorrendo a conversão voluntária para a URV em um período de três meses.

As conversões de valores já eram possíveis de ser notadas através de indicadores como IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo)  e IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado).