O que é Programa de Fidelidade

Programa de Fidelidade é um plano destinado a clientes de uma determinada empresa, com intuito de oferecê-los vantagens nas compras relacionadas à companhia.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Além disso, Programa de Fidelidade tem como objetivo garantir a permanência dos clientes, pois isso faz com que haja um valor médio de vendas para auxiliar na rentabilidade da empresa.

Assim, a empresa constantemente visa trazer promoções, conversões de pontos por produtos ou descontos, para que atraia um público cada vez maior.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona Programa de Fidelidade 

Programa de Fidelidade, então, é um plano que traz diversas vantagens e benefícios aos clientes de uma empresa, visando a permanência de seu consumo por tempo prolongado.

Há empresas que oferecem Programa de Fidelidade por meio de cartões que estimulam o consumo na própria loja, outras que oferecem cartões de crédito, facilitando as formas de comprar.

De um modo geral, para aderir ao Programa de Fidelidade das empresas, é necessário cadastrar-se, concordando e aceitando os termos e condições de um contrato de adesão.

Em algumas modalidades, também é preciso pagar uma taxa anual que, geralmente, oferece uma gama maior de vantagens.

Dessa forma, seja nos cartões para consumo na própria loja ou nos cartões de crédito, as compras associadas a eles convertem valores em um esquema de pontuação.

A cada real ou dólar gastos, converterá em pontos, dependendo da quantidade de reversão estabelecida pela empresa em seu Programa de Fidelidade.

Então, a depender das condições impostas no contrato de adesão, a empresa pode reverter esses pontos em produtos ou, então, em descontos.

Por exemplo, podem-se estabelecer categorias de acumulação de pontos para converter determinados produtos, ou seja, quanto mais pontos, é possível adquirir produtos melhores e mais caros.

Ou, então, acumulando-se mais pontos, haverá maior taxa de desconto, facilitando, assim, a compra de produtos caros.

Há empresas que oferecem cartões de crédito sob um modelo chamado Loyalty. São feitas parcerias com outras lojas e, com os pontos acumulados, pode-se ter vantagem nessas outras empresas também.

Vale ressaltar que, independente do Programa de Fidelidade que uma empresa dispõe, os pontos acumulados através de compras têm um prazo de validade.

Ou seja, é importante atentar-se a isso para não deixar uma certa quantia de pontos expirar.

Exemplos de Programa de Fidelidade 

Programa de Fidelidade tem abrangência em diferentes tipos de setores da economia, como lojas do ramo têxtil, companhias aéreas, redes de supermercado e, muitas vezes, os próprios bancos também.

As lojas do ramo têxtil, geralmente as grandes redes de roupas como Renner ou C&A, costumam ofertar este tipo de Programa de Fidelidade, através da emissão de um cartão.

Para obtê-lo, faz-se um cartão na loja e, com ele, é possível comprar produtos e ter condições de parcelamento maiores, sem taxa de anuidade.

Essa opção é interessante, caso uma pessoa não tenha acesso a cartões de créditos de bancos. Se o cartão tiver bandeira, o consumidor poderá usá-lo em outros estabelecimentos.

Porém, é preciso ficar atento, pois, ao utilizar em outras lojas, haverá taxa sobre as compras e os juros costumam ser elevados.

Já as companhias aéreas também oferecem Programa de Fidelidade, como a Azul (AZUL4), com o programa Tudo Azul, ou a LATAM, com o programa chamado Multiplus.

A cada viagem feita, o cliente acumula pontos que, futuramente, poderão ser resgatados para se obter descontos ou gratuidade em passagens.

Além disso, há outros serviços disponíveis, como aluguel de automóveis, diárias em hotel, pacotes de viagem, entre outros produtos e serviços.

A Azul, por exemplo, também oferece Programa de Fidelidade através de cartões com bandeira Mastercard ou Visa, ofertando diversos benefícios como melhores assentos, descontos em passagens, salas VIPs, entre outros.

Mas neste tipo de Programa de Fidelidade da Azul é necessário pagar uma anuidade fixa, então é preciso ver se o cliente costuma viajar muito, ou seja, se encaixa em seu perfil.