O que é Produtividade

Produtividade é a consequência do trabalho em uma empresa, visando bons resultados de produção em um menor período de tempo, com poucos gastos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Produtividade será o efeito da divisão da produção física que se obtém em um intervalo de tempo - dias, horas, anos -, por algum meio de produção empregado - trabalho, capital, entre outros.

Dessa maneira, Produtividade é obtida quando os recursos disponíveis são utilizados em sua máxima eficiência, gerando a maior quantidade de produtos, em um menor tempo e com menores custos.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Aspectos positivos de Produtividade 

Produtividade, então, é a máxima produção de produtos com menos recursos, em um menor prazo de produção. Ela pode ser subdividida em duas categorias:

  • Produtividade do trabalho;
  • Produtividade do capital.

Produtividade do trabalho se caracteriza por aquela Produtividade que é gerada através da força de trabalho humana, auxiliada por alguns meios de produção, como ferramentas, máquinas e demais tecnologias.

Assim, podemos calcular essa Produtividade do trabalho por meio da divisão entre a produção pelo tempo de trabalho investido para a concepção de tal tarefa ou produto.

Na Produtividade do trabalho, podemos considerar diversos fatores positivos que irão aumentar a produção. Um deles é o avanço das tecnologias usadas nos meios de produção.

Nas últimas décadas, esse tem sido um dos principais influenciadores positivos da Produtividade, pois está se desenvolvendo cada vez mais rápido, tendo maior variedade e qualidade dos equipamentos usados.

Outro fator é a especialização e escolaridade da mão de obra. Se uma empresa seleciona os profissionais mais capacitados, especialmente para sua administração, a tendência é ter um bom desempenho.

O alto nível da divisão do trabalho também auxilia em uma Produtividade mais elevada, visto que os profissionais das mais diversas áreas da empresa atuam somente em suas especialidades.

Outro aspecto positivo é a seleção e a qualidade das matérias primas empregadas na produção. Um exemplo disso é uma área do pré-sal recentemente analisada pela Petrobras (PETR4).

Analisou-se que a área, conhecida como Júpiter, tem uma alta Produtividade, pois detém de um óleo condensado de grandes vazões, cujo valor agregado é bem alto.

Ainda, um outro fator positivo está relacionado ao nível de organização e controle na produção. Quanto maior for a organização e agilidade no fluxo de produção, maior sua Produtividade.   

Produtividade do capital é o quociente da quantidade produzida de um determinado bem material ou serviço, por unidade de capital investido.

Então, quanto mais uma empresa produzir e menores forem seus custos em relação às produções, mais positivo será seu cenário financeiro.

Para um investidor, é importante observar o desempenho e a eficiência da Produtividade da empresa, pois, com mais informações, terá maior segurança no momento de realizar seus investimentos. 

Aspectos negativos de Produtividade 

Produtividade pode apresentar alguns aspectos negativos também, pois há muitos fatores envolvidos em um negócio, sejam internos ou externos.

Um aspecto negativo mais abrangente seria o fato de que, com o avanço das tecnologias e produções cada vez mais aceleradas através de máquinas mais modernas, pode resultar em desemprego.

Isto é, a concepção de máquinas que substituem o trabalho de várias pessoas pode contribuir para que haja o aumento do nível de desemprego.

Também, alia-se ao fato de que capacitações de profissionais, em novos trabalhos que surgem a partir destas novas tecnologias, nem sempre é uma realidade, ainda mais em países em desenvolvimento.

Por causa disso também, há uma possível falta de especialização de profissionais, o que pode gerar um aumento de exploração da mão de obra nos empregos subvalorizados.

Na teoria marxista, por exemplo, isto corresponde a uma maior produção de mais-valia, ou seja, Produtividade partirá do trabalhador que produz em menor tempo, gerando maior excedente ao seu empregador.