A produção de aço bruto da Gerdau (GGBR4) caiu 12,6% no quarto trimestre de 2022, ante o mesmo período de 2021, para 2,866 milhões de toneladas.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O recuo fica em 3,3% quando comparado ao terceiro trimestre de 2022, informa a empresa no seu resultado financeiro.

"O nível de utilização da capacidade de produção em 68% reflete a sazonalidade esperada para o trimestre, principalmente no mercado interno da ON Brasil e ON América do Norte, além das paradas programadas de manutenção em algumas unidades da companhia, típicas desta época do ano", justifica a Gerdau.

Em relação ao ano de 2022, a produção de aço bruto foi de 12,7 milhões de toneladas, 4,7% inferior em relação a 2021.

"Não obstante os arrefecimentos apresentados nas ONs Brasil e América do Norte, as ONs Aços Especiais e América do Sul mostraram crescimentos na produção de aço bruto quando comparadas ao ano 2021", diz a companhia,

As vendas de aço bruto pela Gerdau no quarto trimestre de 2022 foram de 2,7 milhões de toneladas. Assim, ficaram 8,8% e 15,6% menores na comparação com o terceiro trimestre de 2022 e o quarto trimestre de 2021, respectivamente.

"Apesar do quarto trimestre refletir um período com volumes de vendas historicamente inferiores aos demais trimestres do ano, cabe observar que as eleições no Brasil, somadas à Copa do Mundo, amplificaram a habitual sazonalidade do período na ON Brasil", afirma.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Em 2022, foram vendidas 11,9 milhões de toneladas de aço pela Gerdau, uma redução de 6,4% quando comparado ao ano anterior.

"Contudo observamos a resiliência das vendas nos setores atendidos pela Companhia, principalmente na construção e indústria, com gradual retomada do setor automotivo - favorecido pela normalização do fornecimento dos chips e semicondutores, setor bastante afetado durante a pandemia da covid-19", afirma.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Custos

Com relação ao custo das vendas, a Gerdau informa, que houve alta de 10,7% em 2022 na comparação com 2021, resultado do aumento do custo de energéticos e redutores, entre os quais o carvão (+50%), coque (+47%) e gás natural (+26%), além do aumento de 24% no custo de ligas metálicas, especialmente nas operações da América do Norte e aços especiais.

No quarto trimestre, houve recuos de 8,4% e de 8,1% sobre o trimestre anterior e ante o mesmo período de 2021, respectivamente.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Estadão Conteúdo.