Nos últimos anos, observamos uma crescente conscientização sobre a importância de considerar não apenas o retorno financeiro, mas também o impacto social e ambiental de nossos investimentos. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Nesse contexto, os Investimentos Responsáveis, também conhecidos como PRI (Princípios para o Investimento Responsável), têm ganhado destaque como uma abordagem que busca conciliar lucratividade com sustentabilidade.

Conheça mais dessa abordagem que integra considerações ambientais, sociais e de governança (ESG) nas decisões de investimento. 

O que são os Investimentos Responsáveis?

Os Investimentos Responsáveis referem-se a uma abordagem que integra considerações ambientais, sociais e de governança (ESG) nas decisões de investimento. 

Em outras palavras, trata-se de investir de maneira ética e sustentável, levando em conta não apenas o retorno financeiro, mas também o impacto que os investimentos têm nas questões sociais e ambientais.

Princípios para o Investimento Responsável (PRI) 

Os Princípios para o Investimento Responsável (PRI) foram criados por um grupo internacional de investidores institucionais e refletem a crescente relevância das questões ambientais, sociais e de governança corporativa para as práticas de investimento.

Ao implementar estes princípios, os signatários contribuem para o desenvolvimento de um sistema financeiro global mais sustentável .

Como surgiu o PRI?

Em 2005, o então Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan, convidou vinte dos maiores investidores institucionais do mundo para desenvolverem os Princípios para o Investimento Responsável.

O grupo, provenientes de instituições de 12 países, foi apoiado por cerca de 70 especialistas da indústria de investimento, organizações intergovernamentais e da sociedade civil

Em 2006, os 6 princípios foram lançados oficialmente sob a liderança da Iniciativa Financeira do Programa da Organização das Nações Unidas para o Meio-Ambiente (PNUMA) e do Pacto Global da ONU.

Com a adesão voluntária de mais de 2500 signatários, os Princípios formam um conjunto de diretrizes que oferecem uma gama de ações para incorporar fatores ambientais, sociais e de governança à prática de investimentos. 

Eles se baseiam no entendimento de que questões ambientais, sociais e de governança (ESG), como as alterações climáticas e os direitos humanos , podem afetar o desempenho das carteiras de investimento e devem, portanto, ser consideradas juntamente com fatores financeiros mais tradicionais.

Isso será capaz de criar um sistema financeiro global economicamente eficiente e sustentável, necessário para a criação de valor no longo prazo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Os 6 Princípios para o Investimento Responsável

Os seis princípios fundamentais dos PRI fornecem um guia para os investidores comprometidos em incorporar considerações ESG em suas práticas.

Essa iniciativa foi uma resposta à crescente consciência global sobre a necessidade de alinhar os investimentos com princípios éticos e sustentáveis.

Os 6 princípios do PRI são:

  1. Incorporar os temas ESG às análises e decisões de investimento;
  2. Ser pró-ativo e incorporar os temas ESG às políticas e práticas da propriedade de ativos;
  3. Buscar a divulgação de informações ESG por parte das entidades nas quais investe;
  4. Promover a aceitação e implementação dos Princípios dentro do setor de investimentos;
  5. Trabalhar em conjunto para aumentar a eficácia na implementação dos Princípios.
  6. Divulgar relatórios sobre atividades e progresso da implementação dos Princípios.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Uma nova abordagem dos investimentos

Os Investimentos Responsáveis representam uma abordagem progressiva no mundo financeiro, reconhecendo que o sucesso econômico não pode ser dissociado do impacto social e ambiental. 

Os Princípios para o Investimento Responsável oferecem um guia valioso para investidores que desejam alinhar seus valores com suas estratégias de investimento, promovendo assim um futuro mais sustentável e ético. 

Ao adotar práticas responsáveis, os investidores podem desempenhar um papel crucial na construção de um mundo onde o crescimento econômico seja equitativo e harmonizado com o bem-estar global.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.