A Previ, fundo de pensão de funcionários do Banco do Brasil, enviou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pedido para que a autarquia torne pública a ata da última reunião extraordinária do conselho de administração da Vale (VALE3).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O encontro extraordinário foi realizado em 15 de fevereiro.

Segundo a Previ, em comunicado publicado na noite desta sexta-feira (1), a medida visa o “benefício de transparência do processo e de todos os acionistas da companhia”.

A Previ, como investidora na Vale, ressalta que continuará a monitorar de forma diligente a situação na companhia”, diz o comunicado.

O fundo de pensão tomou a decisão de acionar a CVM após a veiculação de reportagens na imprensa sobre impactos negativos do processo sucessório na mineradora e nos papéis da companhia, que recuaram 14% no ano.

A Previ informou que, em janeiro de 2024, solicitou à Vale se pronunciasse por meio de comunicado ao mercado, explicando como a companhia estava conduzindo o processo de sucessão, que vem “recebendo cobertura especulativa da mídia”.

As notícias dão conta de que interferências do governo na sucessão teriam dividido o conselho de administração da Vale e travado processo.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Parte do colegiado estaria defendendo a permanência de Eduardo Bartolomeo, atual CEO da mineradora, no cargo.

Outra, é a favor de um processo competitivo para escolha do novo-presidente

Segundo reportagem da Folha de São Paulo, os dois representantes da Previ no conselho teriam votado contra a recondução de Bartolomeo.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Infomoney.