O que é Pregão viva-voz

Pregão viva-voz é o anúncio, em voz alta, dos preços de compra e venda de ativos nas bolsas de valores. Neste caso, os operadores trabalhavam presencialmente.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Essa prática era habitual nas bolsas e, no Brasil, foi utilizada até final da primeira década dos anos 2000, como forma de negociar ações. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

História de Pregão viva-voz 

Em 1890, a Bolsa Livre foi fundada, sendo uma precursora da Bolsa de Valores de São Paulo. Ficou aberta durante um ano, devido à política do Encilhamento.

Mas, em 1895, voltou a operar no mercado financeiro do Brasil, com o nome Bolsa de Fundos Públicos de São Paulo, sempre através de Pregão viva-voz.

Em 1934, sua denominação é alterada para Bolsa Oficial de Valores de São Paulo (BOVESPA). Ao longo desse período, foram criadas outras bolsas de valores em vários estados brasileiros.

Até os anos 1960, a Bovespa e as outras bolsas do país eram consideradas entidades corporativas, ligadas às Secretarias da Fazenda de seus respectivos estados. Seus corretores eram servidores públicos.

Com essas transformações nos sistema e mercado financeiros, no final da década de 1960, as bolsas passaram a ser associações civis sem fins lucrativos, com autonomia financeira, administrativa e patrimonial.

Desde então, no Pregão viva-voz, passaram a atuar com corretoras de valores e o seu sistema foi sofrendo uma transição em relação a tecnologia.

Em especial no caso da Bovespa, o Pregão viva-voz começou a automatizar-se, os computadores foram introduzidos nas operações, para propagar informações em tempo real.

Nos anos de 1980, aliado ao crescente serviço online, também foi implantado o SPOT (Sistema Privado de Operações por Telefone), nas operações do Pregão viva-voz.

Já na década de 1990, as negociações começaram a ser feitas com o Sistema de Negociação Eletrônica chamado CATS (Computer Assisted Trading System), operando ao mesmo tempo do Pregão viva-voz.

Em 1997, um outro sistema eletrônico também foi implantado, o Mega Bolsa, o que ajudou a acelerar o volume de processamento das informações e negociações.

Outros sistemas também foram criados nessa época, como Home Broker e After-Market.

Então, a partir dos anos 2000, Bovespa concentra grande parte das negociações de ações do país e a transição para o meio eletrônico ocorre de forma mais intensa.

Pregão viva-voz, que era efetuado presencialmente e através do telefone, majoritariamente, teve, a partir daí, o predomínio do meio virtual. Corretoras preferiram operar através do computador, nas mesas de operação.

Bovespa usou Pregão viva-voz até o ano de 2005, alterando totalmente para o meio eletrônico a partir de então.

Um outro segmento da bolsa de valores, BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros), vigente desde  janeiro de 1986, fundiu-se com a Bovespa em 2009.

Foi importante, pois, em 2009, Pregão viva-voz representava menos de 3% das negociações na BM&F, com 300 operadores trabalhando presencialmente. 

Antes, esta bolsa chegou a contar com 1200 pessoas negociando em relação às commodities, moedas, taxas de juros, entre outros títulos.

Assim, foi importante ambas bolsas se unirem, denominando-se BM&FBOVESPA, pois, especialmente, aumentou-se o volume de operações e fortaleceu-se o modo como as realizam.

Características de Pregão viva-voz 

Pregão viva-voz contava com alguns aspectos que, retomando seu histórico, pode-se dizer que ficam aquém do modo como é realizado atualmente. São eles:

  • Volume;
  • Agilidade;
  • Saúde dos operadores.

Em relação ao volume, Pregão viva-voz limitava-se mais do que a forma atual, pois os operadores contavam com telefones e poucos recursos eletrônicos, realizando bem menos negócios.

A agilidade também era comprometida, pois, quando o corretor e acionistas de Pregão viva-voz demonstravam sua intenção de compra ou venda, a conclusão de um processo poderia levar 2 minutos. 

Após o uso das vias eletrônicas, esses processos levam menos de 0,1 segundo, pois é, de fato, um modo em tempo real de operação.

Ainda, a saúde dos operadores, no Pregão viva-voz, ficava mais debilitada, devido à poluição sonora, ao fato de ficaram muito tempo em pé, falando em voz alta.