O bilionário petroquímico Prajogo Pangestu, de 79 anos, tornou-se a pessoa mais rica da Indonésia e um dos 10 bilionários do mundo que mais faturaram no último ano.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Com um patrimônio líquido de US$ 43 bilhões, ele está na 27ª posição na lista de bilionários de 2024.

Conheça mais do dono do conglomerado Barito Pacific Group.

Quem é Prajogo Pangestu?

Prajogo Pangestu é empresário, investidor e filantropo indonésio, fundador e presidente do conglomerado Barito Pacific Group, que envolve silvicultura, plantações, petróleo e gás, mineração de carvão e ouro, bem como geotérmica.

Anteriormente, atuou como Comissário Presidente da PT Tri Polyta Indonesia Tbk, de 1999 a 2010, e foi membro do Conselho de Comissários da PT Astra International Tbk de 1993 a 1998, Diretor Presidente da PT Chandra Asri de 1990 a 1999, Diretor do Djajanti Timber Group de 1969 a 1976 e Diretor Presidente da Empresa de 1977 a 1993, informa o site de sua empresa.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Vida e carreira

Prajogo Pangestu, nasceu em 13 de maio de 1944, na província indonésia de West Kalimantan, em uma família Hakka originária de Guangdong, China.

Filho de um comerciante de borracha, veio de uma infância humilde.

Em 1965, se mudou para Jacarta onde trabalhou como motorista de Angkot, uma van que realiza o transporte público na Indonésia.

Foi em um encontro casual enquanto dirigia que ele conheceu um empresário madeireiro da Malásia que o convidou para ingressar no Grupo PT Djajanti, em 1970.

O trabalho na empresa lhe rendeu o cargo de gerente geral em uma fábrica de madeira compensada, em 1976.

Em 1977, ele decidiu deixar o cargo para lançar seu próprio negócio de madeira.

Pangetsu comprou a Pacific Lumber Coy com crédito bancário, para depois formar a Barito Pacific Timber.

Em 1993, ele abriu o capital da empresa, que logo se tornou a maior empresa da Bolsa de Valores de Jacarta.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em 2007, reduzir seu negócio madeireiro, a empresa foi renomeada Barito Pacific.

No mesmo ano a Barito Pacific adquiriu 70% da empresa petroquímica Chandra Asri Petrochemical.

Em 2011, a Chandra Asri fundiu-se com a Tri Polyta Indonesia e tornou-se o maior produtor petroquímico integrado do país. 

Em 2015, a Chandra Asri Petrochemical se uniu ao fabricante francês de pneus Michelin para desenvolver uma fábrica de borracha sintética na Indonésia.

Em 2022, o family office de Pangestu assumiu o controle da produtora de energia térmica Star Energy, ao adquirir uma participação de 33% do BCPG da Tailândia por US$ 440 milhões.

A Star Energy opera três projetos de energia geotérmica na província de Java Ocidental e possui licenças para realizar exploração em partes das províncias de North Moluku e Lampung.

Depois de abrir o capital de sua empresa de mineração de carvão Petrindo Jaya Kreasi em março de 2023, Pangestu listou o braço de energia renovável, Barito Renewables Energy, seis meses depois, em outubro de 2023.

A Barito Renewables, holding do Star Energy Geothermal Group, é o maior produtor geotérmico da Indonésia, com capacidade de 886 megawatts. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Pangestu já está preparando a próxima geração para sucedê-lo

Seu filho mais velho, Agus Salim, trabalha com ele como diretor presidente da Barito Pacific. Sua filha, Nancy Pangestu Tabardel, administra o family office e também o Green Era, um veículo de propósito especial do family office da Pangestu, em Singapura.

O filho mais novo de Pangestu, Baritono, é vice-presidente comercial e diretor da Chandra Asri.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.