O que é Praça - crédito

Praça - crédito é a distinção entre duas situações econômicas de usuários de instituições financeiras: nome limpo e negativado.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Mais precisamente, Praça - crédito define o conceito de nome limpo para quem está com crédito, ou seja, não possui dívidas em seu nome.

Já aqueles que possuem dívidas, isto é, requisitaram e usaram crédito de instituições financeiras, mas não pagaram conforme contrato, estão negativados, ou com o nome sujo.  

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Vantagens de nome limpo na Praça - crédito 

Para aqueles que possuem a situação positiva de Praça - crédito, tendo o nome limpo, há diversas vantagens e liberdades em detrimento daqueles que estão negativados.

Essas pessoas de nome limpo na Praça - crédito têm uma liberdade e independência financeira muito grandes, ou minimamente equilibradas. Geralmente são pessoas que têm um planejamento financeiro pessoal organizado.

Com esse planejamento, costumam ter/considerar:

  • Contas fixas organizadas;
  • Controle financeiro;
  • Importância do dinheiro;
  • Metas definidas em relação ao Patrimônio pessoal;
  • Padrão de vida sustentável;
  • Bons hábitos financeiros;
  • Investimentos em renda fixa ou variada;

Primeiramente, suas contas fixas são organizadas, usualmente quitadas dentro do prazo de vencimento. Assim, contas de água, luz, gás, telefone, entre outras, são pagas e não terão multas por atraso.

Também, pessoas com nome limpo geralmente têm controle financeiro. Ou seja, controlam suas despesas e seus ganhos de forma planejada, através de uma planilha de Excel, por exemplo.

Nessa relação entre receita e despesas, consideram todas as movimentações ocorridas em um mês, fazendo com que fique mais fácil observar se o dinheiro está sendo destinado de forma saudável.

Ainda, analisa-se os custos fixos, além das contas básicas da residência, como plano de saúde, aluguel, seguro do carro, entre outros.

Entender a importância do dinheiro também é um modo para buscar estar sempre com o nome limpo e expandir o valor da sua renda, com investimentos, por exemplo.

Também, metas definidas são relevantes, pois, assim, é possível investir em seu patrimônio pessoal, determinando períodos de tempo, como na compra de uma casa ou associação à uma Previdência Privada.

Ter o nome limpo ainda pode ser gerado pela manutenção de um padrão de vida sustentável, como investindo em parte do que se ganha, gastando menos do que sua receita total.

Bons hábitos financeiros também permitem ter uma Praça - crédito positivo. 

Ou seja, planejamento antes de compras, acompanhar as movimentações bancárias, pagar majoritariamente à vista, sem usar cartão de crédito e cheque especial, para evitar a inclusão de juros.

Ainda, realizar investimentos em renda fixa e variável é bem vantajoso para quem pretende poupar dinheiro e fazê-lo render, visando garantias futuras.

É um ótimo hábito que evita o nome ser negativado, pois a intenção de investir dinheiro significa que a pessoa tem um certo montante disponível para essa realização.

Assim, ela pensa bem antes de gastar, faz suas reservas e planeja a maioria das suas movimentações financeiras. 

Isso é positivo também para quando houver alguma emergência, não correndo o risco de contrair dívidas e ter a possibilidade do nome ser negativado na Praça - crédito.

Desvantagens de nome negativado na Praça - crédito

Há muitas desvantagens em se ter o nome negativado na Praça - crédito, pois diversas restrições são impostas à essa pessoa.

Essa informação estará registrada nas instituições Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa, e muitas empresas consultam as duas para saber sobre o histórico de crédito do cliente.

Com isso, há a restrição de crédito, além de muitas empresas não contratarem as pessoas com nome negativado. Até mesmo concursos públicos não homologam candidatos aprovados com essa situação.

Além disso, as instituições financeiras costumam negar empréstimos, financiamentos, cartões de crédito e cheque especial, por exemplo.

Ou seja, financiar pagamentos de carros, imóveis, fazer compras maiores com possibilidade de parcelamento, tudo isso é prejudicado quando se tem o nome negativado na Praça - crédito.