O que é PP&E - Property, Plant and Equipment

PP&E - Property, Plant and Equipment é o conjunto de ativo imobilizado da empresa, também chamado de ativo fixo, ou seja, os bens físicos que fazem parte de seu patrimônio.

Neste patrimônio, estão incluídos imóveis, equipamentos, ferramentas, patentes, utensílios, ou seja, todos os bens essenciais à empresa, que não podem ser convertidos em dinheiro rapidamente.

Também estão inclusos, em PP&E - Property, Plant and Equipment, os direitos da empresa. Tanto os direitos quanto os bens são fundamentais para que a empresa opere e se mantenha. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características de PP&E - Property, Plant and Equipment 

PP&E - Property, Plant and Equipment é definido, então, como os ativos imobilizados de certa empresa, sendo os bens tangíveis, ou seja, materializados, cuja função principal é manter suas operações.

PP&E - Property, Plant and Equipment deve estar dentro de dois parâmetros principais:

  • Preço de cada um dos bens custar acima de R$1.200;
  • Prazo de vida útil de cada um dos itens deve ser superior a um ano.

Dessa forma, pode-se caracterizar o patrimônio de cada empresa, sendo bens fixos que não são convertidos facilmente em dinheiro.

Os principais bens que compõem o PP&E - Property, Plant and Equipment de uma empresa são:

  • Maquinário e demais utensílios;
  • Computadores e demais equipamentos tecnológicos;
  • Veículos de transporte;
  • Mobiliário;
  • Edificação em si;
  • Terrenos;
  • Construções em andamento;
  • Ferramentas;
  • Patentes.

Tudo o que PP&E - Property, Plant and Equipment englobar pode ser contabilizado no Balanço Patrimonial, que é realizado anualmente, em geral, no final do ano.

É importante realizar esse Balanço Patrimonial, pois são contabilizados todos os ativos circulantes e imobilizados da empresa, além dos passivos, incluindo lucros e prejuízos.

Além disso, pode-se observar que, em PP&E - Property, Plant and Equipment, é importante considerar a durabilidade a longo prazo de cada um dos bens fixos.

Como mencionado anteriormente, é previsto que a vida útil de PP&E - Property, Plant and Equipment seja superior a um ano, então deve-se analisar a qualidade, assim como sua conservação.

Ainda, PP&E - Property, Plant and Equipment, diferentemente dos ativos em geral, não tem como característica ser determinado pela liquidez.

Isso quer dizer que seu objetivo não é transformar-se imediatamente em dinheiro, mas, sim, manter a operalidade da empresa no melhor e mais eficiente nível possível.

Como forma de ser o mais eficiente possível, também é importante prezar pela conservação de PP&E - Property, Plant and Equipment, pois, assim, a durabilidade é maior, causando menos prejuízo.

Assim, cada um dos itens de PP&E - Property, Plant and Equipment possuem um tempo estimado de durabilidade, que seria sua vida útil, aliado a um percentual estimado de depreciação.

Nesse percentual de depreciação, calcula-se uma estimativa de desvalorização, ao passar dos anos, de cada PP&E - Property, Plant and Equipment.

Por exemplo, costuma-se estimar que os veículos possuem uma vida útil de 25 anos, e pode-se considerar uma depreciação de 4% por ano, conforme os parâmetros da NBC TG 27 (24).

Assim, o valor de depreciação será o valor de compra de um dos bens considerados em PP&E - Property, Plant and Equipment dividido pela sua vida útil.

Conforme for passando o tempo, o valor de cada ativo será depreciado, resultando no chamado valor residual.

Importância de PP&E - Property, Plant and Equipment

PP&E - Property, Plant and Equipment é importante para o investidor da bolsa de valores, entre outras razões, pois permite fazer uma análise de crescimento da empresa através do aumento de patrimônio.

Assim, é interessante observar o crescimento de uma empresa, através de seu PP&E - Property, Plant and Equipment, pois consegue-se avaliar a longo prazo seu valor de mercado.

É positivo para aqueles que visam investir a longo prazo e adquirir Ações de uma determinada empresa, no momento em que a composição do ativo imobilizado é grande e crescente.