Poupança - The Capital Advisor - Notícias, Artigos e Opiniões de Especialistas em Investimentos

Poupança

O que é Poupança. Entenda melhor o conceito de Poupança e descubra sua importância!

O que é Poupança

Poupança é um investimento em renda fixa, que é utilizada para guardar dinheiro, com um rendimento sob taxa de juros mensal, regulamentada pelo Banco Central. 

A também chamada Caderneta de Poupança pode ser aberta independente de vínculo bancário, sem cobrança de tarifa para mantê-la, sendo possível fazer saques e transferências.

O rendimento da Poupança é mensal e varia conforme a taxa Selic vigente e a Taxa Referencial (TF) – um valor diário calculado pelo Banco Central.  

Banner will be placed here

Vantagens de Poupança 

Poupança é atrativa, pois é prático realizar sua abertura. São necessários poucos documentos: CPF ou CNPJ, carteira de identidade (RG) e comprovante de residência. 

Também, não há taxas para abertura nem manutenção de conta, além de ser isenta de Imposto de Renda (IR) e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Ainda, tem alta liquidez de saque, ou seja, é possível retirar o valor investido a qualquer momento, no banco correspondente, sem restrições ou cobranças. 

Este dinheiro pode ser sacado, com o respectivo rendimento gerado, na chamada “data de aniversário”, quer dizer, um mês após o dinheiro ser investido. 

Além disso, Poupança é um investimento seguro, protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) – caso o banco peça falência, é possível proteger até R$250 mil por CPF ou CNPJ.

Ainda, ela apresenta rendimentos iguais, isto é, não importa qual banco foi escolhido, pois todos estão sob os mesmos padrões e condições de rentabilidade para Poupança.

Desvantagens de Poupança 

A partir de 2012, o rendimento da Poupança passou a ser calculado baseando-se em dois parâmetros:

  • Taxa Selic acima de 8,5% ao ano – Poupança rende 0,5% sobre o capital inicial + TR;
  • Taxa Selic igual ou abaixo de 8,5% – Poupança rende 70% da Selic + TR.

Ela possui a menor rentabilidade entre os investimentos em renda fixa. Atualmente, rende 1,925% ao ano, segundo a taxa Selic de 2,75%, de março de 2021. 

Comparando-a com outros, como Certificado de Depósito Bancário (CDB), por exemplo, este último rende 50% a mais do que a Poupança, pois acompanha integralmente a taxa Selic. 

Se a taxa Selic sobe, os outros investimentos em renda fixa também aumentam, porém, a Poupança permanece seguindo um dos dois parâmetros citados acima.

Além de apresentar essa baixa rentabilidade, a Poupança tem mais desvantagens, principalmente devido a:

  • Inflação e juros em alta;
  • Desvalorização;
  • Rendimentos limitados;
  • Limite de FGC.

Primeiramente, o dinheiro investido na Poupança rende menos do que a inflação, na maioria das vezes. Logo, o capital inicial desvaloriza, perdendo o valor de compra de quando foi aplicado.

Em 2020, o rendimento real da Poupança foi menor do que 1% ao ano, pois a inflação foi de 3,75% sobre o Rendimento Absoluto (4,62%), denotando essa desvalorização.

Também, há uma liquidez limitada, pois, caso o dinheiro seja retirado antes da “data de aniversário”, tudo o que rendeu até o dado momento será perdido.

Ainda, se tiver investido mais do que R$250 mil na Poupança, e o respectivo banco falir, não há garantia pelo FGC de que essa quantia extra poderá ser resgatada.

Portanto, nota-se que há mais desvantagens do que vantagens em relação ao investimento através de Poupança, especialmente porque desvaloriza mais do que a inflação e tem baixa rentabilidade.

Embora 89% da população brasileira invista, atualmente, nessa renda fixa, segundo relatório da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e Capitais (Anbima), não significa que seja o mais rentável.

É importante comparar com outros investimentos em renda fixa, como CDI, CDB, Tesouro Direto, Tesouro Prefixado, por exemplo, para analisar a opção mais lucrativa a longo prazo. 

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o que é Poupança, consulte o artigo completo sobre Poupança.

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE