Parte dos investidores tendem a ter os olhos fixos nos retornos, mas um investimento responsável também precisa estar alinhado com o perfil de risco. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Gerenciar o equilíbrio entre risco e retorno é a base do investimento bem-sucedido.

Por isso, os consultores de investimentos estão tão interessados em saber sobre seu perfil de investidor, objetivos, realidade financeira, capacidade e aportes e outros dados que julguem necessários.

A partir dessa análise, vão montar o plano de investimentos ideal para seus clientes.

Para atingir os objetivos financeiros de forma eficiente, há três pontos principais que sempre devem ser considerados:

  • Capacidade de risco;
  • Tolerância de risco;
  • Alinhamento de risco.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Capacidade de risco

A capacidade de risco de um indivíduo é a quantidade máxima de risco que ele pode assumir, dadas suas atuais circunstâncias financeiras. 

No planejamento financeiro, isso descreve a capacidade de um investidor assumir o risco de ativos mais arriscados ou mais voláteis em busca de retornos potencialmente mais altos.

Diferentes fatores contribuem para a capacidade de risco de um investidor. Uma delas é o horizonte de tempo. 

Por exemplo, um homem de 50 anos que planeja se aposentar aos 65 anos têm menor capacidade de risco do que um jovem de 25 anos que planeja se aposentar com a mesma idade. 

Este último tem mais anos para passar no mercado e pode, portanto, assumir mais volatilidade, enquanto o último terá menos tempo e não pode tolerar tantas oscilações no patrimônio.

Outros fatores que afetam a capacidade de risco incluem metas financeiras, fluxo de caixa, exigências de renda, nível de endividamento, seguros e liquidez , entre outros.

Um bom consultor de investimentos irá considerar os fatores acima para determinar objetivamente a capacidade de risco de cada cliente e elaborar a melhor alocação de ativos.

Tolerância de risco

A tolerância ao risco refere-se às preferências de risco de uma pessoa. Existem investidores avessos ao risco, neutros ao risco e que buscam o risco.

Investidores avessos ao risco preferem investimentos de baixo risco com retornos menores do que se arriscar em investimentos mais voláteis, com mais potencial de retornos.

Os investidores neutros ao risco concentram-se nos retornos que buscam e assumirão qualquer risco necessário para chegar lá, e apenas isso. 

Investidores que buscam risco preferem investimentos de alto risco com retornos mais altos do que investimentos seguros, mas que rendem pouco.

O mercado costuma classificar os investidores em três grandes categorias com base em sua tolerância ao risco: investidores conservadores, moderados e arrojados.

Isso corresponde aproximadamente aos investidores avessos ao risco, neutros ao risco e que buscam risco, respectivamente.

Diferentes fatores determinam a tolerância ao risco de um investidor. Estes incluem idade, renda, objetivos financeiros e outros fatores psicológicos e emocionais. 

Assim, por exemplo, os investidores de 50 anos são geralmente mais conservadores do que os investidores de 25 anos, e os de alta renda geralmente estão mais dispostos a assumir riscos em comparação com os de baixa renda.

No entanto, fatores psicológicos e emocionais podem mudar totalmente essa ordem, de modo que alguns investidores de 25 anos podem ser avessos ao risco, e alguns investidores de 50 anos podem estar em busca de risco.

Os consultores de investimentos precisam entender a tolerância ao risco de seus clientes, considerando tanto os fatores puramente financeiros quanto os psicológicos e emocionais.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Alinhamento de risco

O alinhamento de risco ocorre quando a capacidade de risco e a tolerância de uma pessoa se sobrepõem. 

Por exemplo, se o homem de 50 anos acima, que tem baixa capacidade de risco, também é avesso ao risco, então há um alinhamento. No entanto, se ele está em busca de risco, há um desalinhamento.

O desalinhamento pode ocorrer de duas maneiras:

  • Uma pessoa com baixa capacidade de risco é neutra em relação ao risco ou à procura de risco.
  • Uma pessoa com alta capacidade de risco é avessa ao risco.

Quando isso acontece, o consultor de investimento deve obter formas de tratar esse desalinhamento de risco. 

No primeiro caso acima, onde um cliente tem baixa capacidade de risco com alta tolerância ao risco, o consultor pode sugerir ao cliente:

  • Aumentar a capacidade de risco para corresponder à tolerância ao risco: suponha que um investidor que precisa de 80% de sua renda na aposentadoria e está a 10 anos da aposentadoria, mas quer investir mais em ações porque acredita fervorosamente no potencial do mercado.
  • Reduzir a tolerância ao risco para igualar a capacidade de risco: Alternativamente, o consultor financeiro no caso acima pode tentar ajudar o investidor a entender por que uma alocação excessiva de seu portfólio em ações pode sujeitar o cliente ao risco de sequência de retornos. Se o consultor for bem-sucedido, o investidor pode concordar em reduzir sua tolerância ao risco.

No segundo caso, onde um cliente tem alta capacidade de risco e baixa tolerância ao risco, o consultor pode sugerir:

  • Aumentar a tolerância ao risco para igualar a capacidade de risco: suponha que um investidor de 25 anos com alta capacidade de risco prefira carregar sua carteira com títulos em vez de ações. O consultor pode ajudá-los a entender os altos retornos que as ações oferecem e como eles resistem à volatilidade e se beneficiam da valorização do capital a longo prazo.

Esses são apenas exemplos que ajudam a destacar a importância de um consultor de investimentos na busca de uma carteira com risco x retorno ideal para cada cliente e nunca mais se frustrar com investimentos inadequados ou baixa rentabilidade.

Para saber se o serviço de consultoria de investimentos é para você, responda 5 perguntas rápidas e receba um aconselhamento gratuito.

Informe o DDD + 9 dígitos