Investidores com patrimônio elevado procuram uma Wealth para ter experiências personalizadas, maior acesso a produtos e serviços e recursos digitais aprimorados para atender suas necessidades e expectativas.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Os ultra-ricos possuem uma situação financeira e tributária mais complexa do que outros investidores, por isso, necessitam de serviços completos e diferenciados

Pesquisas mostram que os ricos valorizam muito uma Wealth Management de qualidade e esperam explicações detalhadas sobre como seu dinheiro está gerando retornos.

Também pudera. Para quem trabalhou duro para construir a riqueza que tem é preciso manter e continuar a construir riqueza por meio de um portfólio de investimentos personalizado.

É por isso, que cada vez mais grandes instituições apostam nesses serviços.

Entenda como a consultoria de investimentos ajuda as pessoas com patrimônio elevado e o que eles esperam de seus Wealth Managers. 

As necessidades dos investidores com patrimônio elevado

Enquanto o investidor médio pode investir por conta própria e gerenciar sozinho sua carteira de ações e títulos, é provável que os ultra-ricos precisem de ajuda.

Para alcançar desempenhos melhores e atingir o outro nível que seu patrimônio precisa, os indivíduos com patrimônio elevado necessitam de investimentos mais complexos. 

Estes podem incluir imóveis comerciais, fundos de hedge e private equity, entre outros.

Além de uma carteira montada e diversificada com ativos mais sofisticados, os clientes ultra-ricos típicos também são mais avessos ao risco. 

Afinal, é mais fácil perder o status de bilionário do que alcançá-lo.

Isso significa que os ultra-ricos também são extremamente cautelosos na escolha de consultores financeiros priorizando a cobertura e a qualidade do serviço em detrimento do preço

Isso significa que não basta que um consultor tenha um bom histórico. Ele também deve ter um amplo conhecimento, atender bem e fornecer explicações detalhadas sobre a estratégia de investimento utilizada.

A pesquisa da FactSet descobriu que "informações de investimento de qualidade" são o sinal de credibilidade mais tranquilizador para os clientes com patrimônio elevado.

Enquanto isso, os clientes menos ricos têm maior probabilidade de serem influenciados pelas primeiras impressões ou outros fatores. 

Além disso, a grande maioria dos clientes bilionários não trabalharia com um consultor que não pudesse se comunicar de forma eficaz.

Essas necessidades financeiras complexas também incorrem em necessidades fiscais financeiras. 

A fim de preservar sua riqueza, os clientes com maior patrimônio podem exigir serviços fiscais sob medida para movimentar seus fundos, coisas que encontram em uma Wealth Management.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O que os clientes com patrimônio líquido ultraelevado desejam 

Para as pessoas ultra-ricas informações de alta qualidade nunca foram tão importantes. 

Segundo pesquisa da FactSet, os mais ricos estão cada vez mais avessos ao risco. 

Consequentemente, procuram profissionais mais qualificados e sem conflito de interesses para os ajudar com seus investimentos.

Eles também esperam por informações detalhadas sobre o planejamento financeiro, estratégia de investimentos, acompanhamento e resultados financeiros.

Para oferecer um melhor suporte aos clientes, os consultores precisam compartilhar os dados do portfólio com mais frequência, além de demonstrar tecnologia segura e processos robustos de adequação. 

A GuiaInvest Wealth, por exemplo, dispõe de um aplicativo de controle de carteira de investimentos gratuito, onde o cliente pode acompanhar seus investimentos e o retorno do portfólio sempre que desejar.

Além disso, o cliente tem acesso ao Whatsapp do seu consultor de relacionamento para tirar dúvidas que não podem esperar até a reunião mensal.

Por meio de uma comunicação mais eficaz, os consultores de investimentos têm a oportunidade de construir relacionamentos mais próximos com os clientes de elevado patrimônio.

Veja, a seguir, os principais pontos que os clientes com patrimônio líquido ultraelevado esperam de seus consultores, segundo a pesquisa da FactSet.

Informações de qualidade 

Trabalhar com um consultor de investimentos seguro e confiável é fundamental. Os clientes geralmente levam em conta ainda as interações que terão com o profissional e o quão perto ele estará durante a jornada.

Históricos impressionantes não são mais suficientes para inspirar confiança na estratégia proposta. 

Os investidores com patrimônio elevado são os que mais priorizam uma comunicação de qualidade com seus consultores.

Eles desejam entender em profundidade como os retornos futuros serão obtidos. 

Segundo a pesquisa, as informações de investimento são vistas como o maior sinal de credibilidade para 38% das entrevistados, pois oferecem clareza sobre as ideias recomendadas pelos profissionais. 

Veja os fatores que trazem mais confiança e credibilidade para uma consultoria de investimentos, segundo a pesquisa:

  • Informações de qualidade;
  • Profissionais competentes;
  • Feedbacks positivos de outros clientes;
  • Boa reputação pública;
  • Boa cultura;
  • Completa estrutura de ferramentas para acompanhar os investimentos;
  • Boas pontuações e reviews públicas.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Preservação da Riqueza

Os investidores de elevado patrimônio podem ser o segmento de clientes mais bem-sucedidos em termos financeiros, mas também tendem a ser os mais avessos ao risco. 

Quando solicitados a identificar sua preocupação dominante em um cenário de investimento, 45% dos entrevistados citam a segurança e a preservação da riqueza.

Apenas um em cada cinco acredita que o risco moderado é aceitável para aumentar as oportunidades de crescimento.

Com a confiança nas instituições financeiras diminuindo, os milionários aumentaram drasticamente suas expectativas em relação aos consultores de investimentos.

Mas esses clientes exigem em sua maioria provas de que seu dinheiro está em boas mãos.

Quando solicitados a definir sua prioridade regulatória, 84% citam a supervisão de que seus consultores possuem a tecnologia certa para gerenciar seu patrimônio com segurança. 

Quatro em cada cinco querem que as empresas sejam obrigadas a demonstrar seu processo de investimento. 

Eles também querem evidências de que as recomendações correspondem ao seu perfil de risco.

Para o público ultra-rico, a comprovação do compromisso com os princípios fundamentais, tais quais a segurança e qualidade do aconselhamento, agora é uma necessidade.

Respeito ao grau de tolerância ao risco

Com o risco cada vez mais em mente, os investidores com patrimônio elevado também mudaram suas expectativas em relação à adequação ao perfil de investidor.

A pesquisa mostra que 63% esperam que seu perfil de risco seja avaliado pelo menos mensalmente.

A montagem da macroalocação da carteira ideal respeitando o grau de tolerância ao risco, objetivos e necessidades é fundamental para que o cliente possa dormir tranquilo, sem se preocupar com as oscilações do mercado ou com a falta de rentabilidade.

Por que contar com uma Wealth Management

Gerenciar as necessidades complexas de indivíduos com patrimônio líquido elevado exige capacidades diferenciadas de planejamento, estruturação de patrimônio e investimentos.

O que os clientes querem dos profissionais de investimentos está mudando rapidamente. 

Depois de muitos anos de negócios como de costume, a consciência do conflito de interesses despertou o desejo de um serviço com foco no cliente.

A abordagem da consultoria de investimentos está enraizada na base da personalização e diálogo aberto. 

Como cada pessoa tem circunstâncias, metas e objetivos únicos, é preciso que haja essa individualidade na carteira de investimentos.

Afinal, o que serve para um, pode não ser o ideal para o outro.

É por isso que na GuiaInvest Wealth o cliente é encorajado a se envolver no processo.

Junto ao seu consultor, ele definirá suas metas e objetivos financeiros, para que se possa montar uma carteira personalizada e diversificada.

Conheça mais sobre a consultoria de investimentos do GuiaInvest.

Informe o DDD + 9 dígitos