O que é Plano Bresser

Plano Bresser é o nome dado ao Plano de estabilização da inflação, ocorrido em 1987, no governo José Sarney. A escalada da inflação no Brasil durante toda a década de 1980 envolveu diversas tentativas de contenção da inflação e de seus efeitos, e o Plano Bresser foi uma delas. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Pouco antes, ainda no governo Sarney, havia ocorrido o Plano Cruzado I e Cruzado II, momento em que ocorreu a troca da moeda Cruzeiro para o Cruzado, também na tentativa de descontaminar a moeda da inflação.

A busca pelo controle da hiperinflação é a máxima dos anos 1980, e o Plano Bresser aplica medidas econômicas para sua redução. O nome do Plano foi dado em homenagem ao Ministro da Fazenda Luiz Carlos Bresser-Pereira, responsável pela elaboração do Plano.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Contexto e funcionamento do Plano Bresser 

Anteriormente ao Plano Bresser, a situação deixada pelo fracasso das duas etapas do Plano Cruzado foi de excesso de demanda, crise econômica e volta da inflação. Além disso, o Governo havia decretado moratória da dívida externa.

É nesse contexto que nasce o Plano Bresser, alguns meses depois da posse do Ministro da Fazenda Bresser-Pereira. Foi iniciado em junho de 1987, através dos decretos n.º 2335/87, 2336/87, 2337/87. 

O Governo e as Instituições monetárias concluíram que a inflação exacerbada deveria ser contida através da diminuição do ritmo da economia como um todo, portanto, as medidas do Plano agem no sentido de desaceleração econômica.

O intuito era de conter a inflação para afastar a recessão através de uma balança de pagamentos equilibrada e da diminuição do déficit público.

Dentre as medidas do Plano Bresser, estavam:

  • Ajuste de preços em etapas sequenciais;
  • Criação do indexador de reajuste de salários Unidade de Referência de Preços (URP)
  • Reajuste de tarifas públicas (como energia, combustíveis, telefonia) e impostos;
  • Eliminação de alguns subsídios;
  • Taxa de juros básica Selic deveria ser mantida acima da taxa de inflação;
  • Flexibilização do câmbio;
  • Correção dos valores da caderneta de Poupança.

As etapas sequenciais do ajuste de preços ocorreram com o congelamento de preços, salários e aluguéis por 90 dias, seguido pela flexibilização após os 90 dias e então o descongelamento total

O índice URP serviria para auxiliar o ajuste salarial após a etapa de congelamento e estabelecer um teto para o reajuste de preços. Esse índice era calculado como a média dos últimos três meses do IPCA (na época ainda IPC).

A taxa de juros elevada foi uma estratégia monetária para limitar o consumo e assim conter a inflação crescente.

Já a flexibilização do câmbio envolveu a sua desvalorização em cerca de 10% para estimular a exportação e aumentar as reservas internacionais (que seriam então destinadas para o pagamento da dívida externa).

Resultados do Plano Bresser

A queda da inflação foi registrada apenas nos meses seguintes à adoção do Plano, contabilizando um dígito. Contudo, a inflação volta a subir novamente quatro meses depois, em níveis parecidos aos anteriores ao Plano, de dois dígitos.

A queda da inflação coincidiu com o período de congelamento de preços, salários e aluguéis. Mas o congelamento não foi seguido à risca pelo Governo, causando desconfiança dos agentes econômicos (população, investidores e até setor externo).

A criação de expectativas negativas em relação à capacidade do Governo em aplicar o Plano e em relação ao Plano realmente conseguir reduzir a inflação resultou em uma busca intensa por diversos itens para estocá-los, o que levou a uma nova remarcação de preços e volta da inflação.

A inflação volta para a casa dos dois dígitos novamente, e o Ministro Bresser-Pereira deixa seu cargo no final do ano de 1987 após o fracasso do Plano Bresser.